Últimas atualizações dos algoritmos de classificação do Google devem mudar as estratégias de SEO

atualizações google
Reprodução: Deep Digitals

Entre março e abril, o Google atualizou discretamente sua documentação de sistemas de classificação e eliminou vários sistemas relacionados à experiência da página. 

Além do sistema de experiência da página propriamente dito, a companhia também removeu o sistema de compatibilidade com dispositivos móveis, o sistema de velocidade da página e o sistema de segurança do site. Essas exclusões levantam questões sobre a importância desses recursos em relação ao algoritmo de classificação geral do Google e as práticas de SEO.

Além disso, o Google atualizou suas orientações de conteúdo útil, incluindo a experiência na página, enquanto simultaneamente retirou o relatório de experiência da página e o relatório de usabilidade móvel do Google Search Console.

Reprodução: Inside Digitals

Danny Sullivan, representante do Google, afirmou que é importante diferenciar os “sistemas” de classificação das “atualizações”. Ele argumenta que, no futuro, será mais necessário utilizar termos que expliquem as atualizações para os respectivos sistemas, como o “sistema de conteúdo útil” e o “sistema de análises de produtos”, em vez de se referir a elas simplesmente como atualizações. 

Para isso, o Google pretende atualizar suas páginas de ajuda para refletir essa mudança de terminologia com o tempo. Além disso, Danny salienta que o Google tenta ser cada vez mais preciso ao explicar como elas afetam os sistemas de classificação.

Neste sentido, o próprio Google divulgou um comunicado em seu blog oficial:

“A atualização da experiência da página foi um conceito para descrever um conjunto de aspectos-chave da experiência da página para os proprietários de sites focarem. Em particular, ele introduziu o Core Web Vitals como um novo sinal que nossos principais sistemas de classificação consideraram, juntamente com outros sinais de experiência de página, como HTTPS. Não era um sistema de classificação separado e não combinava todos esses sinais em um único sinal de ‘experiência na página’.”

Site do Google

Em outras palavras, o Google afirmou explicitamente que a atualização de experiência da página sempre foi considerada apenas um “conceito” e nunca foi tratada como um “sistema de classificação independente”.

Vale ressaltar que a atualização geral do Google, efetivada em março de 2023, pretende privilegiar a classificação das páginas que oferecem mais valor ao usuário em comparação às que já estão ranqueadas no Google. Essa atualização pode acarretar mudanças significativas na organização das classificações na SERP.

O Google busca conteúdos que ofereça valor exclusivo aos usuários e prove que é uma marca autêntica com conteúdo original e de qualidade.

Neste sentido, talvez isso permita gastar menos se preocupando com a experiência da página, velocidade e compatibilidade com dispositivos móveis e mais tempo nos preocupando com conteúdo e engajamento.

Fonte


Gostou do artigo? Siga o site Escolha Ideal no Google Notícias para não perder nossos conteúdos. 


Alguns links presentes neste conteúdo são parte de programas de afiliados. Ou seja, ganhamos uma pequena parcela caso você compre um item. Para você, nada muda, o preço é o mesmo (e ainda inserimos sempre os melhores preços). Com isso, você nos ajuda a crescer e trazer melhores conteúdos cada vez mais. Muito obrigado.

Sobre o Autor

Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Sair da versão mobile