Como investir em Fundos Imobiliários na Rico: saiba como comprar FIIs

como investir em fundos imobiliários na rico
Crédito: Riconnect

Uma das principais estratégias dos investidores para proteger o patrimônio é a diversificação do portfólio de investimentos. Neste artigo, você descobrirá como investir em Fundos Imobiliários na Rico e as vantagens de aplicar nessa modalidade.

Ao adquirir cotas desses fundos, o investidor está aplicando no setor imobiliário, mas sem os altos custos da compra de um imóvel físico. Assim, com um aporte relativamente baixo, é possível investir em diferentes empreendimentos imobiliários, como hospitais e shoppings.

O mercado financeiro está cada vez mais acessível, sendo possível efetuar operações de maneira prática e sem sair de casa. Antes de tudo, não se esqueça de conferir se a Rico é confiável e como investir na corretora.

Como funciona o investimento em fundos imobiliários?

como comprar fiis na rico
Crédito: Rico

Fundada em 2011, a Rico é a segunda maior corretora de investimentos do país, contando com mais de 260 mil clientes e uma movimentação financeira bilionária. A empresa tornou- se conhecida, principalmente, pela praticidade que oferece a quem deseja investir em títulos de Renda Fixa, mas a plataforma também contempla outras dezenas de opções.

Os Fundos de Investimento Imobiliários (FII) são compostos por diferentes investimentos do setor imobiliário, o que permite aplicar em vários empreendimentos. Assim, ao comprar cotas de um desses fundos, você garante rendimentos a partir da alienação, locação, arrendamento e, inclusive, por meio do aluguel. 

Além disso, o potencial de valorização desse tipo de fundo é enorme, o que torna este tipo de investimento ainda mais atrativo a longo prazo. Os fundos imobiliários também possuem uma boa liquidez, de modo que você pode vender suas contas quando quiser. 

Os FII também são diversos e podem ser classificados em 3 categorias diferentes. 

  • Fundos de tijolo: podem ter como foco diversos tipos de empreendimentos, como lajes corporativas, hospitais, shoppings, ativos logísticos. 
  • Fundos de papel: este tipo de fundo é composto por aplicações financeiras do setor imobiliário, como LCI, LCA, CRI, que podem ser tanto indexados a um índice de preços como ser pós-fixados, ou seja, atrelados ao CDI. 
  • Híbridos: nesta modalidade estão os fundos que possuem uma carteira mista entre empreendimentos imobiliários, títulos imobiliários ou até mesmo cotas de outros FIIs.

Independentemente do tipo de FII, todas as cotas de um mesmo fundo possuem valores iguais, que podem ser adquiridas por qualquer pessoa física com isenção do Imposto de Renda. Vale ressaltar, ainda, que essa modalidade de investimento também não exige o pagamento da taxa de corretagem na Rico.  

Passo a passo: como investir em Fundos Imobiliários na Rico?

como investir em fundos imobiliários na rico

O processo de aquisição de cotas de FII na Rico é simples e totalmente online, exigindo a criação de uma conta em um processo que leva poucos minutos. Para isso, basta seguir os passos:

  1. faça o download do aplicativo da Rico na Apple Store ou Google Play;
  2. abra o aplicativo e clique em “Quero ser Rico” na página inicial;
  3. em seguida, selecione a opção “Iniciar meu cadastro” e preencha o formulário, que solicita dados como nome completo, CPF e número de celular;
  4. depois, é necessário informar um endereço de e-mail, que será utilizado para acessar a plataforma e para receber conteúdos da Rico;
  5. então, é preciso autorizar o envio de mensagens para seu e-mail ou celular e aceitar a Política de Privacidade da Rico clicando em “Próximo”;
  6. por fim, você deve informar sua data de nascimento e outros dados de identificação, como detalhes sobre seu patrimônio e profissão, além de revisar todos os dados fornecidos.

Ao concluir o processo, você recebe um e-mail com o login e senha de acesso em até 48 horas. 

Descubra seu Perfil de Investidor

como investir em fundos imobiliários na rico

Com os dados de acesso, você pode fazer seu primeiro login na plataforma. Para garantir mais segurança, você precisa confirmar sua identidade por meio de um código antes de acessar seu dashboard. 

Assim, você deve informar um número de celular para receber o token de acesso e, finalmente, utilizar os serviços da Rico. Aqui, você também precisa alterar a senha automática criada para você, pois ela vale apenas no primeiro login.

Então, você deve responder ao teste para definir o seu Perfil de Investidor, que é fundamental para garantir uma experiência personalizada e recomendações exclusivas. 

O teste consiste em algumas perguntas em relação à sua renda e aos seus objetivos, gerando um dos três resultados a seguir:

  • Conservador: investidores que priorizam a segurança das aplicações, com a compra de títulos de baixo risco, como o Tesouro Direto;
  • Moderado: o moderado tem uma tolerância maior a riscos de longo prazo, mas, a  curto prazo, preferem investimentos seguros;
  • Agressivo: o investidor agressivo, por sua vez, entende que está sujeito a perdas no curto prazo, mas que elas garantem lucros maiores a longo prazo.

Como transferir dinheiro para a corretora Rico?

Para adquirir cotas de fundos imobiliários, você precisa transferir recursos para sua conta na Rico, que só pode ser feito na modalidade TED-D, isto é, entre contas-correntes do mesmo titular. 

A operação é bem simples e gratuita, a não ser que a instituição bancária do titular cobre pelo serviço.

  • acesse a guia “Consultar” no menu do aplicativo e clique em “Saldo disponível”;
  • depois, você entrará na página de consulta do saldo, onde é possível visualizar o cartão digital com os dados da sua conta Rico;
  • então, basta clicar no cartão para copiar os dados de transferência;
  • por fim, você só precisa abrir o aplicativo do seu banco e transferir via TED o dinheiro para sua conta na Rico utilizando as informações copiadas.

Como comprar cotas dos fundos imobiliários?

como investir em fiis na rico

Para investir em fundos imobiliários pela Rico, você precisa definir a quantidade de cotas que  deseja adquirir dos fundos disponíveis. Assim:

  • abra o aplicativo e clique no botão “Investir”, localizado na parte inferior da tela inicial do aplicativo; 
  • em seguida, acesse a categoria “Fundos de Investimentos” e selecione “Adicionar ativos”;
  • então, pesquisa por “imobiliários” ou pelo código de um dos fundos, sempre considerando sua meta de investidor;
  • por fim, verifique as informações acerca do ativo, como o valor mínimo de aplicação e detalhes da rentabilidade e risco, e aperte em “Comprar”.

Com isso, você pode acompanhar o desempenho dos seus investimentos na seção “Consultar”, também localizada no menu do aplicativo. 

Enfim, vale a pena investir em FIIs com a Rico?

Você pode comprar FIIs na Rico de forma prática e totalmente online por meio do aplicativo para celular, além de outras diversas modalidades de ativos financeiros. A corretora ainda oferece recomendações de especialistas  e vários conteúdos educativos para orientar os investidores.

Além disso, os clientes também podem aproveitar os relatórios mensais, especialista virtual e diversos investimentos com taxas zeradas!Você deseja começar a investir em fundos imobiliários na Rico? Baixe o aplicativo para Android ou para iOS agora mesmo e crie sua conta grátis.

Sobre o Autor

Dennis Ventapane
Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.