Como investir na Rico: passo a passo de como investir mesmo com pouco dinheiro

como investir na rico
Crédito: Rico

O mercado financeiro representa a melhor oportunidade de ganhos rápidos, mas você precisa de conhecimento e boas estratégias para garantir uma boa rentabilidade. Para isso, você pode contar com as corretoras, que oferecem diversos recursos para ajudar os investidores. Neste artigo, você descobrirá como investir na Rico e quais os diferenciais da plataforma.

Embora venha crescendo bastante nos últimos anos, muitas pessoas ainda acreditam que é necessário muito dinheiro para ingressar no mercado de investimentos. Contudo, diversas modalidades de ativos podem ser adquiridos com pouco dinheiro, sendo possível adquirir títulos do Tesouro Direto por R$ 30.

O primeiro passo para começar a investir com a Rico e aproveitar as vantagens que a plataforma oferece é baixando o aplicativo, disponível na Google Play e Apple Store. Antes de tudo, entretanto, você precisa entender se a corretora é confiável e como funcionam os investimentos na plataforma.

Conheça a plataforma da Rico Investimentos

rico como investir
Crédito: Rico

Fundada em 2011, a Rico Investimentos é a segunda maior corretora independente do país e conta com mais de 260 mil clientes. A plataforma disponibiliza um enorme catálogo de produtos financeiros, sendo responsável pela movimentação de cerca de R$13 bilhões em investimentos.

A Rico é mais conhecida por sua proposta de sim plificar a aplicação em renda fixa, especialmente no Tesouro Direto. Com isso, a plataforma atrai muitos investidores iniciantes, que contam com uma série de conteúdos educativos e recomendações de ativos. 

No entanto, a corretora também oferece investimentos de renda variável para clientes mais experientes, como ações de empresas da Bolsa, fundos de investimentos imobiliários e fundos de criptomoedas.

Todas as operações são feitas por meio da plataforma, garantindo comodidade e praticidade aos investidores, desde o cadastro ao resgate dos ganhos. Assim, você pode acessar as modalidades de investimentos no site ou aplicativo e conferir detalhes como o risco e a duração recomendada para cada aplicação.

Você pode selecionar um ativo a partir das recomendações dos analistas ou definir sua própria estratégia. Para isso, a plataforma disponibiliza diversos recursos que ajudam muito na hora dessa escolha:

  • Canal no Youtube: você pode conferir vídeos educativos com dicas de investimento, curiosidades e sobre diferentes funcionalidades da plataforma no canal do Youtube da Rico;
  • Riconnect: a Rico mantém um blog com conteúdos super relevantes para os investidores, especialmente os iniciantes. Além de dicas e explicações sobre diferentes modalidades de aplicação, você ainda fica por dentro de todas as notícias sobre os investimentos na corretora;
  • Relatórios mensais: os clientes também podem contar com relatórios todos os meses, que apresentam informações e análises sobre o cenário macroeconômico do Brasil e exterior, além dos possíveis impactos nos investimentos;
  • Top 30 Fundos: a Rico também disponibiliza recomendações exclusivas para quem deseja investir em fundos. A seleção de 30 fundos é feita com base em critérios como rentabilidade e performance;
  • Investv: este recurso é um conjunto de salas virtuais onde os analistas da Rico oferecem suporte aos investidores, de segunda a sexta;
  • Simuladores de Investimentos: os simuladores da Rico permitem conferir a rentabilidade histórica de produtos de Renda Fixa e Variável. Assim, é possível compará-las com os índices da Ibovespa, CDI e poupança, além de simular as aplicações de seu interesse. 

Como investir na Rico? Passo a passo completo pelo aplicativo

como abrir conta na corretora rico
Crédito: Mobills

Assim que você se torna um cliente da Rico, já é possível realizar um depósito na sua conta da corretora e começar seus investimentos. A plataforma é intuitiva e você encontra todas as modalidades de aplicação no seu dashboard, bastando escolher o título de sua preferência e comprá-lo.

Você pode adquirir os ativos disponíveis na plataforma de diferentes formas: por meio do aplicativo (forma mais fácil e prática) na guia de “Investimentos”, a partir do Home Broker da corretora ou entrando em contato com a equipe da Rico por telefone.

De qualquer maneira, assim que você realiza a compra, a ordem é enviada para a Rico e transferida para um agente de custódia, como a Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP). Com isso, o investimento fica registrado no seu nome e você pode consultá-lo no portal Cetip Meus Investimentos.

Além dos recursos que ajudam durante a escolha dos títulos, como as carteiras recomendadas por analistas, a plataforma também oferece ferramentas para ajudar durante a aplicação. Neste sentido, os clientes podem contar com:

  • R8: a plataforma disponibiliza um robô advisor que seleciona uma carteira de investimentos específica de acordo com os objetivos dos investidores, além de acompanhar o desempenho da aplicação. De forma automática, o robô também executa alterações para manter-se dentro do que é esperado;
  • Especialista Virtual: o cliente também pode aproveitar os produtos financeiros sugeridos pelo especialista virtual por meio do cruzamento de dados do perfil do investidor com as informações pessoais do usuário;
  • Aplicação Automática: essa ferramenta permite ao investidor automatizar um investimento mensal em ações ou em títulos do Tesouro Direto. 

Além desses recursos, que tornam o processo de investimento na corretora muito prático, o cadastro na Rico é seguro e pode ser feito em poucos minutos.

Como abrir uma conta na Rico Investimentos?

A forma mais prática de criar uma conta na Rico é por meio do aplicativo para celular, que pode ser baixado na Google Play e Apple Store. O processo é bastante simples e pode ser feito totalmente online, mas envolve várias etapas e solicita algumas informações importantes sobre você. Veja os passos a seguir.

  • Abra o aplicativo, clique em “Quero ser Rico” na página inicial e, depois, selecione a opção “Iniciar meu cadastro”;
rico é confiável
  • o formulário de inscrição solicita dados como nome completo, CPF e número de celular;
  • então, é necessário informar um e-mail, que será utilizado para o acesso na plataforma;
  • você deve autorizar o envio de mensagens para seu e-mail ou celular e aceitar a Política de Privacidade da Rico clicando em “Próximo”;
  • depois, você deve informar sua data de nascimento e revisar os dados fornecidos.

Depois, a plataforma ainda pede alguns dados de identificação e solicita o número de um documento oficial, que deve ser o RG, CNH ou RNE. Você ainda precisa informar os nomes dos seus pais, local de nascimento, seu gênero e outras informações.

Então, você ainda deve preencher seus dados residenciais e informações sobre seu patrimônio, informando a renda mensal e declarando a posse de bens. Por fim, também é necessário responder qual tipo de investimento você tem interesse e qual a sua profissão.

como investir na rico

A equipe da Rico analisa os dados informados e, em até 48 horas, você recebe um e-mail com seu login e senha de acesso. Apesar deste prazo, a resposta costuma chegar ainda no mesmo dia. Além disso, talvez a plataforma solicite documentos adicionais para a aprovação da conta.

Após receber o e-mail com os dados de acesso e sua assinatura virtual, você pode abrir o aplicativo e começar a utilizar os serviços. No primeiro acesso, a plataforma exige a confirmação de um código, que é enviado por mensagem de texto, e a troca da senha.

abrir conta na rico

Descobrindo seu Perfil de Investidor

como investir na rico

Então, o próximo passo é definir o seu Perfil de Investidor, o que é feito por meio de algumas perguntas rápidas sobre seus interesses e objetivos. Esta etapa é muito importante para garantir uma experiência completa e eficiente, uma vez que você tem acesso a recomendações exclusivas conforme suas metas.

Assim, você pode se enquadrar em um dos três perfis a seguir.

  • Conservador: os conservadores são aqueles que priorizam a segurança das aplicações, com a compra de títulos de baixo risco, especialmente os de Renda Fixa, como o Tesouro Direto;
  • Moderado: este perfil de investidor tem uma tolerância maior a riscos de longo prazo, mas ainda prefere segurança a possibilidades de ganhos altos em curto prazo;
  • Agressivo: o investidor agressivo, por sua vez, entende que está sujeito a perdas no curto prazo, mas que elas garantem lucros maiores a longo prazo.

Como transferir dinheiro para a corretora Rico?

Após o primeiro acesso na plataforma e a definição do perfil de investidor, você já pode começar a investir. Para isso, no entanto, é necessário transferir recursos para sua conta na Rico, que deve ser feita na modalidade TED-D entre contas-correntes.

A transferência bancária entre contas do mesmo titular é a única forma de depositar na conta da Rico para fazer seus investimentos. O processo é bem simples, bastando seguir alguns passos:

  • acesse a guia “Consultar” no menu do aplicativo e clique em “Saldo disponível”;
  • então, a plataforma vai abrir a página de consulta do saldo, que também mostra um cartão digital com as informações da sua conta;
  • você só precisa clicar no cartão para copiar os dados de transferência;
  • por fim, abra o aplicativo do seu banco e faça a transferência TED utilizando as informações copiadas.

Vale destacar também que a incidência de taxas sobre a operação de transferência depende da instituição bancária do titular e do pacote de serviços contratado.

Como investir nas diferentes modalidades com a Rico Investimentos?

como investir na rico com pouco dinheiro

Depois que o dinheiro cair na sua conta Rico, você já pode começar a investir em qualquer um dos títulos disponíveis, desde que tenha o valor mínimo de aplicação. Para isso, você deve acessar a guia “Investir” no menu do aplicativo, que fica na parte inferior da tela.

Então, a plataforma mostra as modalidades de investimento e basta clicar em qualquer uma delas para conferir os títulos disponíveis. O aplicativo ainda mostra informações acerca da rentabilidade de cada ativo nos últimos 12 meses, os custos de cada aplicação e detalhes sobre a organização por trás do título.

Então, com os conteúdos educativos, as recomendações dos especialistas e essas informações, você pode investir com mais segurança. Após a compra do ativo, você pode acompanhar a performance do seu investimento sempre que quiser na guia “Consultar”.

Como investir em renda fixa na Rico

rico como investir

Você pode investir em Renda Fixa de maneira prática assim que você fizer a sua primeira transferência para a conta da Rico. Embora tenha mais foco no Tesouro Direto, a corretora oferece diversos produtos financeiros dessa modalidade.

  • Tesouro Direto;
  • LCI; 
  • LCA;
  • CDB; 
  • LC;
  • Debêntures.

Estes ativos são ideais para quem busca possibilidades de ganho maiores que aos títulos do Governo federal, mas sem perder a previsibilidade do retorno. Então, basta acessar a guia “Investir” e clicar em “Renda Fixa” ou em “Tesouro Direto”, que é uma categoria própria dentro do aplicativo.

Com isso, a plataforma mostra todas as opções de investimento disponíveis para a modalidade escolhida. Você pode encontrar a opção que deseja filtrando a busca de acordo com o tipo de título e outras características como a taxa, o vencimento e o valor mínimo. 

Quando você encontrar o ativo que deseja investir, basta selecioná-lo para definir a quantidade de títulos e o valor da aplicação, que deve respeitar o investimento mínimo. Então, basta clicar em “Avançar” para enviar o seu pedido para a equipe da Rico responsável pelo registro da aplicação.

Usando o Simulador Rico
como investir na rico passo a passo
Crédito: Rico

Para os clientes que desejam investir em títulos de Renda Fixa, a Rico disponibiliza um simulador que mostra a rentabilidade do investimento ao longo do tempo. Contudo, a ferramenta está disponível somente no site da corretora e mostra apenas os papéis negociados pela própria Rico.

Em primeiro lugar, você precisa acessar um dos simuladores disponíveis: para Renda Fixa ou Tesouro Direto. Nas duas opções, é possível escolher o valor do depósito inicial e o período que o dinheiro ficará aplicado, mas não é possível simular aportes mensais.  

Então, a ferramenta mostra a rentabilidade do título escolhido com base nos valores informados, sendo possível compará-lo com o rendimento na poupança. Vale destacar, ainda, que o valor mostrado é líquido e inclui taxas como IOF e Imposto de Renda.

Renda variável na Rico Corretora

como comprar ações na rico

Se você deseja entender como comprar ações na Rico, saiba que o processo também é bastante prático. Na verdade, o acesso aos títulos de todas as modalidades ocorre da mesma maneira, exigindo o cadastro e o depósito de dinheiro na sua conta da corretora. 

Assim, basta abrir o aplicativo da Rico e acessar a opção “Investir” no menu. Então, você encontra diversos ativos de renda variável, como:

  • ações, ETFs e BDRs; 
  • fundos imobiliários;
  • fundos de investimentos;
  • opções e futuros;
  • aluguel de ações;
  • minicontratos;
  • futuros de ações;
  • micro S&P 500;
  • fundos de criptomoedas.

A plataforma ainda disponibiliza a opção “Ativar boleta rápida”, para quem deseja negociar de forma ágil por meio de uma seleção das melhores ofertas de compra e venda disponíveis na bolsa. Na boleta normal, por sua vez, o próprio investidor define o preço, a quantidade e a validade da ordem, que é executada na Bolsa após atingir o preço.

Para investir em qualquer um deles, você pode clicar na opção “Adicionar ativos” e inserir o código de cada título. A plataforma mostra o valor do ativo, a variação do dia e detalhes sobre a rentabilidade. Ao escolher o investimento de sua escolha, basta clicar em “Comprar” ou “Vender”.

Conheça o home broker Rico
como investir na rico
Crédito: Rico

Você também encontra a maioria dos ativos de Renda Variável no Home Broker da Rico, que permite ao investidor controlar totalmente suas aplicações. Por meio dessa ferramenta, você pode operar diretamente na Bolsa de Valores, selecionando o produto financeiro e a quantidade de títulos.

Além disso, o recurso permite que os usuários acessem gráficos para planejar as estratégias, acompanhem o desempenho das aplicações e definam alertas conforme a rotina das operações.

Assim como os simuladores de Renda Fixa, essa opção está disponível somente no site da corretora e você precisa de certo conhecimento para saber como usar o home broker da Rico. Felizmente, você pode contar com as carteiras recomendadas e as análises para entender como os ativos se comportam no mercado e definir quais títulos deseja investir.

Como comprar criptomoedas na Rico?

como comprar criptomoedas na rico

A única maneira de investir em moedas digitais pela Rico é por meio dos fundos de criptomoedas, que estão disponíveis na categoria Renda Variável no aplicativo. Atualmente, a corretora oferece duas opções de fundos:

  1. Trend Cripto Dólar FIC FIM (HASH11), com exposição ao Nasdaq Crypto Index (NCI), que acompanha a performance de várias criptomoedas, como Bitcoin, Ethereum e Litecoin
  2. Trend Bitcoin Dólar FIC FIM (BITH11), por sua vez, tem foco somente em Bitcoin

Assim, basta clicar em “Adicionar ativos” e pesquisar o código de cada um dos fundos para investir em criptomoedas com a Rico. Ao selecionar uma das opções, você confere detalhes sobre o valor da ação e os preços de fechamento e abertura.

Como aplicar em fundos de investimento com a Rico?

como investir na rico

Os fundos de investimento são indicados para todos os perfis de investidor, desde os conservador até os agressivos. Essa modalidade é indicada para quem deseja uma gestão especializada e um portfólio diversificado, sendo possível encontrar quatro tipos de fundos:

  1. Renda Fixa: ideal para quem tem perfil conservador, este tipo de fundo destina 80% dos seus investimentos em ativos de renda fixa pré-fixados ou pós-fixados;
  2. Ações: nesta modalidade, cerca de 67% dos investimentos é direcionado em ações da Bolsa de Valores;
  3. Cambial: aqui, a rentabilidade acompanha a variação de preços de uma moeda estrangeira ou a variação do cupom cambial;
  4. Multimercado: ideal para um perfil mais arrojado que deseja diversificar a carteira, este tipo de fundo direciona os investimentos em ações, renda fixa, câmbio.

Para investir em um fundo, basta acessar a opção “Investir” no menu do aplicativo e clicar na categoria Fundos de Investimentos. Então, a plataforma mostra todas as opções disponíveis, sendo possível filtrar pelo valor da aplicação, risco e categoria do investimento, além do prazo de resgate, benchmark e tempo de abertura.

Ao escolher uma das opções, você confere todas as informações sobre o fundo, como o prazo de aplicação, o valor inicial e os prazos de resgate. Muitos dos fundos, entretanto, estão disponíveis somente para investidores qualificados – isto é, você precisa ter um amplo conhecimento sobre o mercado financeiro e uma quantia elevada de aplicação.

Como investir em ouro na Rico?

como comprar ouro na rico

O investimento em ouro ocorre de diversas formas, em que as mais comuns são por meio de fundos, aplicando diretamente na Bolsa de Valores ou investindo em barras de ouro físicas. Na Rico, você pode utilizar o home broker para operar diretamente na bolsa ou escolher um fundo de investimento.

Assim, você só precisa acessar a categoria de “Fundos de Investimentos” na opção “Investir” e conferir as opções que a Rico oferece no momento. Você também pode digitar a palavra “Ouro” no campo de busca para comparar as taxas de cada um e escolher a opção mais adequada para seu perfil de investidor.

Vale destacar que a lógica por trás deste tipo de investimento é a mesma que a de outros ativos de renda variável. Assim, o preço do ouro pode variar conforme a demanda pelos fundos ou de acordo com macroeventos que afetam o mundo como um todo.

Como investir em FIIS na Rico?

como investir em fiis na rico

Os fundos imobiliários são o tipo de investimento perfeito para quem deseja lucrar no mercado de imóveis de maneira prática e sem grandes riscos. Na Rico, você pode adquirir cotas por meio da participação em Ofertas Públicas, que são oferecidas por um determinado fundo ou negociar diretamente no Home Broker.

Desse modo, você pode acessar a categoria “Fundos de Investimentos” na seção “Investir” e buscar o título que deseja. Assim, basta digitar “imobiliário” para conferir os fundos disponíveis e verificar os detalhes sobre a aplicação, como o valor e o risco do investimento, o prazo de liquidação e a rentabilidade mensal.

Perguntas frequentes sobre a Corretora Rico

Antes de iniciar seus investimentos na Rico, é importante conhecer outros detalhes sobre as operações na plataforma para garantir uma experiência segura. Por isso, reunimos as principais perguntas dos investidores para que você entenda se o serviço realmente corresponde às suas expectativas.

Quais as taxas cobradas pela Rico?

Uma das grandes vantagens da Rico é a isenção de taxas e tarifas para a maioria dos investimentos disponíveis. Veja a seguir os principais custos:

  • Abertura e manutenção de conta: custo zero;
  • Taxa de custódia para tesouro direto e renda fixa privada: custo zero;
  • Taxa de custódia da BM&FBovespa para tesouro direto: 0,25% a.a;
  • Fundos imobiliários: isento de taxa de corretagem;
  • Day Trade: R$7,50 por contrato;
  • Fracionário: R$7,50;
  • Posição: R$10,00;
  • Mercado de opções: R$7,50.

Você confere todos os custos neste link.

Quais os canais de atendimento da Rico?

O atendimento da Rico está disponível de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h30, com exceção dos feriados. O contato por ser feito de várias formas:

  • chat online, localizado no canto inferior direito do site;
  • Whatsapp: +55 11 4935-2740;
  • Capitais e regiões metropolitanas: +55 11 3003-5465 ou +55 11 4007-2465;
  • Demais localidades: 0800-771-5465;
  • PCD auditivo ou fala: 0800-771-0101;
  • SAC: 0800-774-0402;
  • Ouvidoria: 0800-722-3730.

Quais as vantagens da corretora Rico?

A Rico oferece diversas vantagens aos clientes, que podem acessar a todas elas baixando o aplicativo da corretora no celular e criando uma conta.

  1. Taxa zero para vários investimentos, como no Tesouro Direto;
  2. Recomendações semanais dos especialistas;
  3. Home Broker e simuladores;
  4. Taxa zero para Fundos Imobiliários;
  5. Diversos canais com conteúdos educativos e cursos lecionados por especialistas;
  6. Investimentos cuidadosamente selecionados.

Enfim, vale a pena investir com a Rico?

Na Rico, você pode aplicar em mais de 20 modalidades de ativos e ainda conta com recomendações personalizadas e recursos exclusivos, como os conteúdos educativos, simuladores e o home broker da corretora.

A experiência de uso é simples e totalmente online, desde o cadastro até o resgate dos ganhos. Por meio do aplicativo, você pode acompanhar o desempenho das suas aplicações e o crescimento do patrimônio, tudo de forma prática e intuitiva.

Alguns serviços, por outro lado, estão disponíveis somente por meio do site, como os simuladores e o Home Broker, que também tem um design um pouco ultrapassado, dificultando o uso. No entanto, acreditamos que a Rico realmente vale a pena devido a todos os recursos que oferece.

Você deseja começar a investir com a Rico? Baixe o aplicativo para Android ou para iOS agora mesmo e crie sua conta grátis.

Sobre o Autor

Dennis Ventapane
Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.