[Guia prático] Como saber se um produto é bom e vale a pena mesmo comprar?

como saber se um produto é bom e vale a pena

De relógios inteligentes a TVs dobráveis, a tecnologia vem sendo aplicada na fabricação de diversos produtos. Além de conferir os recursos e o custo benefício dos itens, você deve ter atenção a alguns pontos para não se arrepender da aquisição, especialmente no caso de compras online. Leia o artigo e entenda como saber se um produto é bom e vale a pena.

Hoje, a maior praticidade do e-commerce promoveu um aumento das lojas, abrindo espaço para novas marcas. Com isso, dificilmente você encontra um segmento monopolizado por uma única empresa, sendo possível contar com uma boa variedade de opções.

Apesar das vantagens que um comércio mais competitivo proporciona, as compras online exigem mais atenção para a qualidade dos produtos. Neste sentido, é comum que as propriedades do item sejam inferiores ao esperado ou que as funções não sejam satisfatórias. 

Para evitar que você se arrependa da compra, reunimos algumas dicas fáceis e práticas para que os leitores façam a escolha ideal. Acompanhe a leitura e veja como saber se um produto é bom mesmo.

Guia prático: como saber se um produto é bom e vale a pena

Em primeiro lugar, você deve conferir se o site que você está acessando é confiável. Neste sentido, recomendamos que você dê preferência a lojas famosas, como a Amazon e a Shopee. Contudo, algumas medidas podem ser tomadas para verificar se o e-commerce é legítimo.

Após garantir que o site é seguro, você deve analisar o item que deseja comprar. Afinal, você pode estar adquirindo um produto falsificado ou de baixa qualidade, e a troca ou devolução pode ser bem estressante.

Veja, a seguir, nossa lista de dicas práticas para evitar comprar um produto ruim.

Busque informações sobre o produto

Geralmente, buscamos um produto após a identificação de uma necessidade. Apesar disso, nem sempre sabemos exatamente como ele funciona, sendo necessário pesquisar bastante suas propriedades antes de decidir se a compra vale a pena.

Pense, por exemplo, em um computador, que é utilizado para navegar na internet, ouvir músicas, executar jogos, vídeos, entre outras funções. Você não pode comprar um modelo com base somente no preço e na marca, pois as especificações técnicas são essenciais para o bom funcionamento da máquina.

Assim, busque informações sobre as propriedades de cada item, analisando como elas contribuem para as funções que você deseja executar. Para isso, você pode pesquisar por análises na internet (aqui no nosso blog e no nosso canal no YouTube você encontra muuuitas avaliações completas), conversar com amigos ou perguntar para os próprios vendedores por meio dos canais de atendimento.

Confira a qualidade do modelo

Bem, não é surpresa que a qualidade de um produto esteja associada a seu preço. Por esse motivo, não adianta escolher o modelo com base no valor da compra, pois, como diz o ditado, o barato pode sair caro.

A melhor forma de garantir uma compra sem arrependimentos é analisando o custo-benefício da compra. Para isso, você deve analisar algumas características do produto. Veja a seguir.

  • Função operacional: bem, esta é a funcionalidade principal do item, como um relógio que serve para informar as horas;
  • Utilidades extras: diz respeito a funções adicionais do produto, como um relógio à prova d’água ou com acesso à internet;
  • Durabilidade: está ligada à deterioração do produto, sendo fundamental avaliar os materiais de fabricação do item.

Desse modo, mais do que somente o preço, o consumidor deve avaliar o bom desempenho das funções e a matéria-prima do produto. Então, você pode fazer uma lista dos itens mais adequados de acordo com suas preferências e comparar os preços.

Além disso, não se esqueça de observar as condições de compra de cada um dos produtos, como o custo do frete e possíveis promoções. Você também deve ter atenção a questões como o tempo de garantia e as políticas de troca, sendo fundamental pesquisar sobre as marcas.

Confira a reputação da marca

Além de conhecer detalhes sobre o modelo do produto que você deseja, dispor de informações sobre a marca fabricante também é fundamental para confirmar a qualidade do item. Neste sentido, você pode pesquisar as lojas em sites especializados em reunir informações sobre lojas online, como o Reclame Aqui ou o Ebit.

Reclame Aqui

O Reclame Aqui atua como um intermediário entre os consumidores e as empresas, permitindo que os clientes publiquem reclamações sobre qualquer marca, caso encontrem problemas durante a compra. Então, a empresa responde às reclamações direto na plataforma, ajudando os consumidores com seus problemas. 

Após o contato da marca, os clientes podem avaliar o atendimento, informando se a reclamação foi solucionada e se voltariam a fazer negócio com a loja. Com isso, a plataforma faz uma média de todas as avaliações dos consumidores, resultando em uma nota e um selo, que ajudam muito na hora da compra.

Veja, a seguir, como é o perfil da marca Samsung no Reclame Aqui e entenda quais dados você pode analisar ao escolher um produto.

como saber se um produto é bom e vale a pena
Fonte: Reclame Aqui

Ebit

O Ebit, por sua vez, avalia a relevância dos e-commerces brasileiros com base em uma pesquisa de satisfação que os consumidores respondem. A avaliação leva em consideração diversos aspectos da jornada de compra, informando se as marcas realmente são confiáveis.

Com efeito, você pode filtrar os elogios e as reclamações, ler comentários sobre as experiências de cada usuário e conferir avaliações sobre o tempo de entrega. Para isso, a plataforma distribui premiações para quem responde às pesquisas, resultando em uma medalha que vai do bronze ao diamante.

Assim, o Ebit é uma ferramenta estratégica tanto para as empresas quanto para os consumidores. Enquanto as empresas podem entender as mudanças de hábito no perfil do consumidor, este conta com dados valiosos para decidir se realmente vale a pena consumir um produto da marca.

como saber se um produto é bom e vale a pena
Fonte: Ebit | Nielsen

Considere alternativas e compare as características

Uma etapa fundamental da jornada de compras é a avaliação de alternativas, que envolve a comparação do custo-benefício de cada modelo. Aqui você deve considerar as especificações técnicas dos itens, assim como os preços e as avaliações de cada produto.

Para isso, confira outras opções de marcas concorrentes ou modelos parecidos da mesma marca. Verifique as especificações técnicas de cada modelo, descrição do produto e as avaliações de quem comprou cada opção.

Assim, você pode escolher o modelo mais adequado para você. Neste sentido, pode ser que uma air fryer da Mondial seja mais barata, mas tenha uma potência menor que sua outra opção, por exemplo.

Além disso, você deve avaliar a reputação de cada marca, comparando o prazo de garantia que oferecem, as opções de pagamento e as políticas da empresa. Desse modo, você garante um produto de qualidade e uma experiência de compra mais segura.

Verifique o número de compradores e as avaliações

como saber se um produto é bom e vale a pena
Fonte: Amazon Brasil

A popularidade de um produto também é muito importante na hora de avaliar se uma compra vale a pena. Ainda que esteja pensando em comprar em uma loja presencial, você pode acessar diferentes e-commerces e verificar o número de compradores e a nota média do item em cada site.

A avaliação dos consumidores é um dos meios mais eficazes de conhecer o produto e garantir uma compra segura. Neste sentido, embora cada consumidor tenha uma experiência diferente com o produto, conferir os comentários de quem já comprou o item é essencial. Você pode encontrar reviews bastante subjetivas, mas também é possível conferir detalhes técnicos importantes acerca da durabilidade, políticas de garantia e do atendimento da marca.

Para isso, dê preferência a itens que possuam um volume considerável de reviews, pois  assim é possível verificar se as queixas costumam se repetir muito dentre os compradores. Não se esqueça de conferir as avaliações do mesmo produto em diferentes e-commerces para uma melhor visualização dos pontos positivos e negativos. 

Geralmente, é possível encontrar até mesmo vídeos e imagens nessas reviews, o que é muito importante, visto que os anúncios são feitos com imagens ilustrativas. Então, tenha muita atenção ao design, às cores e aos materiais do modelo.

Tenha um cuidado especial em marketplaces

Os marketplaces funcionam como shoppings virtuais, reunindo produtos de diferentes marcas e lojas. Nesses casos, você precisa ter outros cuidados para garantir uma compra segura.

Geralmente, você encontra vendedores de todo o Brasil em um marketplace, muitos deles sendo lojas locais aproveitando o espaço para ampliar as vendas. Assim, é fundamental conferir a procedência de cada vendedor por meio de avaliações de consumidores sobre a compra e qualidade do produto, , além de ser interessante adquirir de vendedores que já venderam bastante itens e continuam com a nota média boa.

Além disso, você deve analisar se o próprio marketplace é seguro, verificando as políticas de privacidade e os recursos de segurança. Neste sentido, também é muito importante conferir se o site oferece garantia de reembolso em caso de arrependimentos, cancelamentos ou fraudes.

Bem, agora você já sabe como saber se um produto é bom! Gostou do conteúdo? Insira seus dados abaixo e se inscreva em nossa newsletter para receber cupons de desconto exclusivos dos principais e-commerces do mercado.


Caso prefira, veja esse conteúdo em vídeo:

Sobre o Autor

Dennis Ventapane
Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.