Origamid ou Alura? Descubra qual a melhor plataforma para você

origamid ou alura

A área de programação vem se mostrando bastante promissora, o que abriu espaço para inúmeros cursos online. Com praticidade e economia, as plataformas de ensino vêm ajudando na capacitação de milhares de pessoas, mas é fundamental avaliar bem os sites. Neste artigo, você descobrirá qual o mais adequado para você: Origamid ou Alura.

As duas plataformas são bastante populares entre os programadores, mas apresentam focos diferentes. Com efeito, a Origamid é um site com foco exclusivo nas áreas de códigos e design, enquanto a Alura oferece cursos em diversas áreas da tecnologia.

A escolha da melhor plataforma deve considerar tanto as características de cada site como os próprios objetivos do aluno. Por isso, reunimos tudo que você precisa saber para decidir se você prefere a Alura ou Origamid.

Origamid ou Alura: qual a melhor plataforma?

Embora funcionem de modo semelhante, as duas plataformas apresentam diferenças significativas que podem influenciar na formação dos alunos. Neste sentido, a Alura oferece a possibilidade de um aprendizado multidisciplinar, além de outros recursos incluídos no plano. 

Desse modo, você deve avaliar bem os seus objetivos e a carreira profissional que deseja seguir, considerando a qualidade das aulas, os materiais extras e outros recursos. A seguir, acompanhe a leitura e conheça o que cada empresa oferece aos alunos.

Curso Origamid é bom?

origamid ou alura
Credito: Origamid

Fundada em 2012 pelo empresário André Rafael, a Origamid começou como um negócio de venda de sites até ser completamente reformulado com a oferta de cursos online. Desde 2015, o site oferece várias aulas no setor de programação e design, tendo contribuído para a capacitação de mais de 25 mil alunos.

A assinatura concede acesso a todos os conteúdos do site, que inclui as videoaulas, um suporte para dúvidas e exercícios práticos. Para ajudar na sua jornada de aprendizado, o site apresenta um mapa com o caminho sugerido para uma capacitação mais eficiente e rápida.

De acordo com o Origamid, quem segue o percurso indicado na página inicial do site e dedica 5 horas por semana aos estudos pode criar um site do zero em até 46 dias. As aulas incluem todos os conteúdos que um programador precisa dominar, além dos cursos de design.

O acesso aos conteúdos do site compreende todo o período de vigência do plano, e inclui um certificado de conclusão válido com base na lei do Curso Livre. Vale ressaltar, entretanto, que a certificação fica disponível na conta do aluno somente após concluir 100% do curso.

As videoaulas, por sua vez, podem ser assistidas por meio do site, sem a necessidade de baixar reprodutores de vídeos externos. Infelizmente, a plataforma ainda não conta com um aplicativo para celular, o que limita um pouco a experiência do usuário. 

Você pode conferir a didática de cada curso no canal no Youtube da escola de ensino. Assim, caso queira fazer o curso de HTML ou CSS para iniciantes na Origamid, você pode avaliar se a didática e os materiais são adequados para você antes de se comprometer com a assinatura.

Agora, confira os valores dos planos disponíveis e as informações de contato da empresa.

curso origamid é bom

Canal de atendimento da Origamid

O aluno poderá tirar dúvidas com o tutor do curso através do e-mail suporte@origamid.com. O suporte ao curso é garantido de acordo com o período contratado e os usuários podem mandar mensagens por meio dos seguintes canais:

Origamid no Reclame Aqui

Conferir a reputação de uma empresa no Reclame Aqui é fundamental para garantir uma experiência de consumo de qualidade. No entanto, a Origamid não possui avaliações suficientes para o cálculo da nota média.

Assim, não é possível verificar a qualidade do atendimento da Origamid em caso de problemas. 

origamid reclame aqui

Cursos Alura são bons?

cursos alura são bons
Crédito: Alura

Lançada em 2013, a Alura é reconhecida no mercado como uma das principais instituições de ensino online na área da tecnologia. Atualmente, o site oferece 1336 cursos focados no mercado de trabalho, que se dividem em diferentes categorias de conhecimento.

Todos os cursos da Alura incluem videoaulas, exercícios de fixação e um guia de aprendizado que apresenta uma visão geral sobre cada tema. Além disso, os assinantes contam com um fórum de discussões, no qual é possível trocar conhecimento e fazer networking com outros alunos. 

A plataforma ainda disponibiliza vários conteúdos gratuitos que ajudam a entender melhor o mercado de trabalho. Neste sentido, o público ainda tem acesso ao canal da Alura no Youtube, podcasts de diferentes temas, blogposts semanais com dicas, e maratonas de estudo.

Todas as aulas podem ser assistidas por meio do navegador ou pelo aplicativo, desenvolvido para Android e iOS. O acesso, por sua vez, se dá por meio da assinatura de um plano.

alura planos

Canais de atendimento da Alura

Os assinantes da Alura contam com diferentes meios de contato, que funcionam de segunda a sexta, das 9h às 18h, ou aos sábados, das 8h às 13h. Assim, você pode entrar em contato por meio dos seguintes canais:

  • formulário eletrônico, clicando aqui;
  • telefone: (11) 4118-3319;
  • WhatsApp: (11) 98451-0286;
  • telefone para empresas: (11) 4118-2172.

Alura no Reclame Aqui

A Alura também apresenta boas avaliações, com notas superiores à maioria de seus concorrentes, como a DevMedia ou a Udemy. O número de reclamações, por sua vez, é bem menor do que no perfil das plataformas citadas.

alura reclame aqui

Origamid ou Alura: qual a melhor plataforma para aprender programação?

As duas plataformas funcionam de maneira semelhante, sendo possível participar de cursos avulsos ou seguir as linhas de formação em ambas. Contudo, a Origamid tem um repertório mais limitado, com foco exclusivo em design e programação.

Isso não quer dizer, entretanto, que os cursos são ruins ou insatisfatórios. Na verdade, o site conta com excelentes avaliações nas redes sociais, embora não dê resposta às publicações no Reclame Aqui. Assim, acreditamos que a Origamid vale a pena caso seus objetivos sejam uma das áreas de foco da plataforma.

Por outro lado, a Alura conta com mais de 1300 cursos com diferentes focos, sendo uma ótima oportunidade de aprendizado multidisciplinar. A plataforma ainda conta com muitas ferramentas práticas de ensino, vários canais de contato e uma ótima reputação no Reclame Aqui.

Então, quer investir na sua carreira profissional? Clique nos botões abaixo e confira os cursos da Origamid ou Alura (10% de desconto nos planos da Alura por tempo limitado, apenas aqui na Escolha Ideal).

As pessoas também perguntam

Ficou com alguma dúvida? Veja se as dúvidas de outras pessoas também são as suas.

Qual é melhor Alura ou Udemy?

Embora as duas plataformas de ensino sejam multidisciplinares, elas são bem diferentes. Neste sentido, a Udemy trabalha somente com cursos avulsos e a qualidade das aulas pode variar bastante de acordo com os instrutores.

Quais os melhores cursos do Alura?

Todos os cursos seguem o mesmo padrão de qualidade e são elaborados por profissionais renomadas do mercado de TI. Desse modo, o melhor curso é o mais adequado para seus objetivos.


Caso queira saber com mais detalhes quais são os pontos necessários que você deve prestar atenção em um produto para descobrir se ele é realmente bom e se vale a pena comprá-lo, assista o vídeo abaixo. Seguindo as dicas do vídeo você sempre irá fazer a escolha ideal, evitando cair em enrascadas:

Sobre o Autor

Dennis Ventapane
Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.