Corretora Rico Investimentos é confiável? Investir na Rico é seguro? É boa e vale a pena? [Análise]

Rico é confiável

Rico é confiável
Crédito: Rico

Investir no mercado financeiro está cada vez mais prático, pois é possível contar com diferentes instituições para gerir a carteira. Antes dominado pelos bancos, as corretoras independentes vêm se destacando neste mercado, mas você precisa conferir se o site é realmente confiável. Neste artigo, vamos apresentar as informações mais importantes da plataforma e você descobrirá se a corretora Rico é confiável.

Em geral, essas instituições oferecem mais benefícios aos seus clientes do que os bancos tradicionais. Neste sentido, os investidores podem contar com taxas mais atrativas, uma maior diversidade de produtos e recomendações de analistas profissionais

Com 10 anos de experiência no setor, a Rico Investimentos é a segunda maior corretora independente do país, atuando para descomplicar o mercado financeiro. Quer saber se a Rico é confiável? Vem com a gente!

Conheça a Rico Investimentos e descubra se a corretora é confiável mesmo

Fundada em 2011, a Rico Investimentos é conhecida pela ampla oferta de produtos financeiros e por ser uma das principais escolhas dos investidores iniciantes. Atualmente, a fintech conta com mais de 200 mil clientes, sendo responsável pela movimentação de cerca de R$13 bilhões em investimentos.

Desde 2016, a corretora faz parte do Grupo XP, que é a grande líder do mercado no Brasil, contando com mais de 700 mil usuários. Graças ao sucesso, o Itaú adquiriu 49,9% do grupo em 2017, adquirindo a segurança das operações do banco, mas atuando de forma independente.

A grande proposta da Rico é simplificar a aplicação em renda fixa, sendo o Tesouro Direto a principal modalidade de investimento da corretora. Contudo, os clientes também podem diversificar suas carteiras com diversos ativos de renda variável, como ações, fundos de investimentos e as criptomoedas. 

Para tornar a experiência mais prática, os investidores contam com um aplicativo para celular, onde é possível acompanhar as aplicações a qualquer momento. Além disso, os clientes têm acesso a análises de mercado, carteiras recomendadas e podem aplicar em quaisquer modalidades de forma rápida e totalmente online.

A empresa ainda disponibiliza uma série de conteúdos educativos para aproximar os investidores do mercado financeiro. A ideia é que, com o passar do tempo, os clientes possam investir por conta própria, sem a necessidade de seguir as recomendações da corretora.

Como funciona investir na Rico?

Rico é confiável
Crédito: Rico

Assim como qualquer corretora, a Rico funciona como a ponte de ligação entre o mercado financeiro e os investidores. Desse modo, a plataforma é responsável por intermediar a compra e venda dos ativos, facilitando o acesso do público às ações da bolsa e uma série de outras opções de investimentos.

O site também funciona como um canal educativo para os investidores, especialmente os iniciantes, que podem contar com diversos conteúdos. Além de manter um blog com dicas e curiosidades sobre os diferentes tipos de ativo, a Rico também promove eventos online, posta vídeos em seu canal no Youtube e disponibiliza diferentes cursos online para venda. 

Para operar no mercado financeiro por meio da Rico, você precisa ter mais de 18 anos de idade, apresentar um número de CPF válido e ser titular de uma conta bancária. O processo é feito por meio do site ou app (mais prático, baixe o app da Rico para Android ou iOS) e exige algumas informações pessoais, dados financeiros e profissionais. Para uma experiência completa, você também deve responder ao teste de definição do seu perfil de investidor.

Ao se cadastrar na plataforma da Rico, o cliente pode acessar o menu de investimentos da corretora, que contempla cerca de 20 tipos de ativos. Então, o investidor pode escolher um dos títulos por conta própria ou conferir as carteiras recomendadas pela equipe de analistas da empresa.

Quais são as opções de investimento da Rico?

Os clientes da Rico podem escolher entre centenas de títulos de investimentos, além de contar com a ajuda de um algoritmo que sugere opções personalizadas para cada usuário. Por isso, é muito importante preencher corretamente seus dados no momento do cadastro e responder ao formulário de definição do seu perfil de investidor.

Considerando suas metas, você pode investir em qualquer um dos seguintes ativos:

  • Renda Fixa: Tesouro Direto, CDB, LCA, LCI, LC, Debêntures, CRI e CRA;
  • Renda Variável: compra e venda de ações, mercado de opções, aluguel de ações, minicontratos, contratos futuros e IPO (oferta pública);
  • Outros investimentos: Fundos de Investimentos, Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) e COE.

Como utilizar a plataforma da Rico?

O site da Rico apresenta um layout intuitivo e leve, facilitando que o investidor encontre tudo o que precisa. Assim, em pouco tempo, o usuário consegue dominar os principais recursos da plataforma.

O aplicativo, por sua vez, não deixa a desejar. É possível investir facilmente e de forma rápida usando o seu celular. O app oficial da Rico está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Na área dos investimentos, o cliente pode visualizar os valores mínimos da aplicação e a incidência de impostos. Ao clicar em cada opção, o site mostra a duração recomendada e o risco do investimento.

Essas informações são muito importantes para a decisão do investidor, que só precisa escolher um dos títulos clicar em “Comprar”. Com isso, a ordem é enviada para a Rico e transferida aos agentes responsáveis, como a B3 — e após a confirmação, o investimento fica registrado no CPF do cliente.

Você pode contar com as Carteiras Recomendadas pelos analistas para tomar sua decisão, mas nem sempre os ativos de renda variável garantem o retorno esperado. Por isso, o ideal é que você estude e crie suas próprias estratégias para gerenciar seu próprio risco.

Recursos tecnológicos e ferramentas da Rico

Crédito: Rico

Neste sentido, a corretora ainda oferece uma série de recursos aos clientes, que podem ser encontrados no dashboard da área do investidor. Eles são fundamentais para garantir uma experiência mais segura na plataforma, especialmente para quem está iniciando no mercado financeiro.

  • Robô Advisor: a partir dos objetivos dos investidores, o R8 seleciona uma carteira de investimento específica para cada cliente, sendo responsável também por acompanhar sua evolução. Assim, de forma automatizada, o robô realiza alterações para manter-se dentro do que é esperado.
  • Especialista Virtual: este assistente digital solicita algumas informações e, então, realiza o cruzamento de dados de perfil do cliente para sugerir os produtos financeiros mais adequados. 
  • Simuladores de Investimentos: com os simuladores da Rico, você pode conferir a rentabilidade histórica de produtos de Renda Fixa e Variável. Assim, é possível compará-las com os índices da Ibovespa, CDI e poupança, além de simular as aplicações de seu interesse. 
  • Investv: este recurso é um conjunto de salas virtuais onde os analistas da Rico oferecem suporte aos investidores, de segunda a sexta.
  • Aplicação Automática: por meio desta opção, o investidor pode automatizar um investimento mensal em ações ou em títulos do Tesouro Direto. Contudo, esta opção exige cuidado e deve ser utilizada por estrategistas mais experientes.
  • Top 30 Fundos: com base em critérios como rentabilidade e performance, os especialistas selecionam 30 fundos promissores para os investidores.
  • Relatórios mensais: todos os meses, os clientes podem contar com um relatório que apresenta informações e análises sobre o cenário macroeconômico do Brasil e exterior, além dos possíveis impactos.

Os processos são ainda mais práticos por meio do celular, sendo possível acompanhar tudo sobre as aplicações com mais praticidade e a qualquer momento. Por isso, não se esqueça de baixar o aplicativo da Rico, que está disponível na Google Play e Apple Store.

Home Broker da Rico

Rico é confiável
Crédito: Rico

Criado em 1999 pela Bovespa, o Home Broker é um sistema de negociação virtual de ações que permite a execução de ordens de compra e venda de papéis diretamente na Bolsa de Valores. Antes, todas as operações eram feitas por pessoas específicas, sendo necessário contatar agentes bancários para realizar os investimentos.

Esses sistemas chegaram para revolucionar o mercado financeiro, pois proporcionaram mais autonomia aos investidores. No home broker da Rico, os usuários podem acompanhar as estratégias, acessar gráficos e estudos, além de configurar alertas conforme a rotina das operações.

Em relação aos sistemas concorrentes, o home broker da Rico é confiável e oferece uma boa estabilidade, o que evita prejuízos em momentos de oscilação do mercado. Contudo, o layout da ferramenta tem uma aparência antiga que pode confundir até mesmo os investidores mais experientes.

Investir com a Rico é seguro? É confiável?

A atuação de uma corretora depende da autorização do Banco Central e suas operações são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Rico Investimentos apresenta todos os registros necessários para atuar no mercado financeiro, sendo uma empresa segura.

Neste sentido, a corretora ainda possui o selo Cetip Certifica, que garante que todos os investimentos na Rico são registrados no sistema, e o código ANBIMA, que estabelece os princípios para distribuição dos produtos financeiros.

Então, sempre que efetuar um investimento, você pode consultar no portal Cetip Meus Investimentos se a sua aplicação foi registrada. Isso é muito importante, pois, caso a corretora declare falência, você não perde seus títulos, já que, na verdade, eles se encontram na central de custódia. Neste ponto, investir com a Rico é confiável.

Também é muito importante avaliar os canais de atendimento e o nível de satisfação dos clientes antes de se tornar um cliente.

Corretora Rico no Reclame Aqui: veja se é confiável mesmo?

Conferir a reputação de uma empresa no Reclame Aqui antes de adquirir um produto ou serviço é muito importante para garantir uma experiência segura. De acordo com o site, a Rico é confiável e apresenta uma boa avaliação, sendo classificada com o selo Ótimo.

rico reclame aqui

Dados de contato da Rico Investimentos

Caso você tenha algum problema ou dúvida durante sua experiência na plataforma, você pode entrar em contato com a Rico por meio de diferentes canais. 

  • Whatsapp: +55 11 4935-2740;
  • Capitais e regiões metropolitanas: +55 11 3003-5465 ou +55 11 4007-2465;
  • Demais localidades: 0800-771-5465;
  • PCD auditivo ou fala: 0800-771-0101;
  • SAC: 0800-774-0402;
  • Ouvidoria: 0800-722-3730.

Perguntas frequentes sobre a Corretora Rico

A plataforma da corretora também oferece um guia das dúvidas frequentes dos usuários, que informam detalhes importantes para verificar se a Rico é confiável mesmo. Nós reunimos as principais perguntas dos investidores para que você entenda se o serviço realmente corresponde às suas expectativas.

Qual a corretagem da Rico?

A corretagem na Rico depende do tipo de investimento, mas na maioria deles o investidor é isento da cobrança. Por exemplo, a taxa para aplicar em títulos de Renda Fixa é zero, assim como na maioria das aplicações de Renda Variável.

Além disso, a maioria dos investimentos não exige o pagamento da taxa de custódia e você pode abrir sua conta com custo zero e sem pagar nada para mantê-la ativa. No entanto, a aplicação em ativos de renda variável pode exigir o pagamento de taxas operacionais e administrativas. Você confere a tabela de custos aqui.

O que acontece se eu ficar com saldo negativo na corretora rico? A Rico é confiável?

Em geral, quando você termina uma operação com saldo negativo na sua conta corrente, a correta cobra uma multa, cujo valor varia conforme o montante da dívida. Caso o saldo seja muito alto, a empresa pode bloquear a conta e impedir novas operações. 

Qual o valor mínimo para investir na Rico?

Ao abrir uma conta na plataforma da Rico, você pode depositar o quanto quiser para iniciar seus investimentos. O valor mínimo para investir na Rico depende do tipo de aplicação, mas você encontra títulos disponíveis por apenas R$ 30, como no Tesouro Direto.

No caso do investimento em ações, você pode fazer sua primeira compra por menos de R$ 1, embora valores muito baixos não ofereçam grande retorno. Por outro lado, algumas modalidades exigem um aporte mínimo de R$ 1 mil ou mais.

Quais as vantagens da corretora Rico?

A Rico oferece diversas vantagens aos clientes, que podem acessar a todas elas baixando o aplicativo da corretora no celular e criando uma conta.

  1. Taxa zero para vários investimentos, como no Tesouro Direto;
  2. Recomendações semanais dos especialistas;
  3. Home Broker estável;
  4. Taxas acessíveis para investimentos em renda variável;
  5. Taxa zero para Fundos Imobiliários;
  6. Diversos canais com conteúdos educativos e cursos lecionados por especialistas;
  7. Investimentos cuidadosamente selecionados.

Enfim, investir com a Rico é confiável mesmo?

A plataforma da Rico oferece praticidade no investimento em diferentes modalidades de ativo. Todas as operações são executadas por meio do site e do aplicativo, de modo que você pode investir e acompanhar o desempenho da sua carteira de qualquer lugar e sempre que quiser.

A Rico ainda conta com todos os registros necessários para atuar no mercado financeiro, sendo autorizada pelo Banco Central e com o selo da Cetip. Os consumidores também avaliam a empresa bem, de acordo com os dados do Reclame Aqui.

Além disso, os clientes contam com vários conteúdos educativos, como blogposts e vídeos no canal do Youtube, recomendações de especialistas e diversas ferramentas automatizadas. Por isso, acreditamos que a Rico é confiável e uma das melhores corretoras de investimentos, especialmente para novos investidores.

Se interessou pelos serviços da Rico Investimentos? Baixe o aplicativo da corretora para Android ou iOS agora mesmo e crie a sua conta grátis.


Caso queira saber com mais detalhes quais são os pontos necessários que você deve prestar atenção em um site para descobrir se o mesmo é confiável e seguro de verdade, assista o vídeo abaixo:

Sobre o Autor

Dennis Ventapane
Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.