Udemy ou Alura: qual a melhor plataforma online para cursos de programação?

udemy ou alura

O setor tecnológico está cada vez mais promissor, com oportunidades em diversas áreas de trabalho. Por isso, muitas pessoas vêm investindo em plataformas de ensino online que oferecem capacitação para atuar no segmento, mas é necessário escolher bem os cursos. Para te ajudar, neste artigo vamos comparar dois sites populares e contar qual o melhor entre a Udemy ou Alura.

Embora tenham foco no mesmo campo, as duas plataformas funcionam de maneiras diferentes. Assim, é necessário conhecer as características dos dois sites para escolher qual oferece o ensino mais adequado para você.

Para te ajudar a escolher entre a Alura ou Udemy, vou apresentar cada uma das plataformas, abordando seus diferenciais e desvantagens. Acompanhe a leitura e descubra qual o melhor site. 

Udemy ou Alura: qual o melhor curso de programação?

Antes de tudo, precisamos destacar algumas diferenças significativas entre as duas plataformas. Neste sentido, a Udemy funciona como um marketplace, sendo possível adquirir cursos avulsos com acesso vitalício, enquanto a Alura disponibiliza os conteúdos mediante a assinatura de um plano.

Além disso, todos os conteúdos da Alura passam por uma revisão antes de serem aceitos na plataforma, de modo a seguir o padrão de qualidade da empresa. Na Udemy, por sua vez, os professores independentes publicam seus cursos com mais praticidade. Desse modo, é muito mais difícil definir o padrão dos cursos disponíveis na plataforma. 

A seguir, conheça melhor a Udemy e saiba os diferenciais que a plataforma oferece aos seus usuários.

Leia também: Alura ou Rocketseat: qual vale mais a pena? [Preços, avaliações e +]

Site da Udemy é bom?

udemy vale a pena
Crédito: Udemy

Fundada em 2009, a Udemy é a líder global no ensino e aprendizado online, sendo utilizada por pessoas de diferentes partes do mundo. Atualmente, a plataforma oferece cursos em 75 idiomas, que reúnem cerca de 44 milhões de alunos e 65 mil instrutores

O site funciona como um marketplace, em que é possível encontrar cursos grátis ou pagos, além de publicar suas próprias aulas. Em geral, os conteúdos gratuitos não oferecem outros recursos além das lições em vídeos, como materiais complementares ou certificados.

No total, você encontra mais de 183 mil cursos na Udemy, que podem ser assistidos por meio do navegador ou pelo aplicativo para celulares Android e iPhone (iOS). De acordo com o site, o conteúdo se divide em diversas subcategorias, como Desenvolvimento, TI e Softwares, Marketing, entre outros.

Para garantir um curso de qualidade, você deve conferir a qualificação dos professores e o plano de aula, assim como avaliações de usuários e os recursos extras. Para isso, basta acessar a página de um curso para visualizar detalhes de preço, formação dos professores, duração das aulas e o tipo de material. 

Acesso aos cursos da Udemy

Uma das grandes vantagens da Udemy está na possibilidade de comprar cursos avulsos e garantir o acesso vitalício daquele conteúdo. Com níveis básico ou avançado, a maioria dos cursos oferece certificados de conclusão, que podem ser utilizados no currículo ou como atividades complementares na faculdade.

Ao encontrar um bom curso, basta efetuar a compra, cujo valor é definido pelos autores do conteúdo. Vale ressaltar que você precisa verificar se o recurso está mesmo ativado antes de efetuar o pagamento.

Udemy no Reclame Aqui

Além de conferir os planos e os recursos da plataforma, verificar a reputação no Reclame Aqui é essencial para garantir uma boa experiência de aprendizado. Afinal, eventualmente você pode encontrar obstáculos e precisar de um suporte rápido e eficiente.

Felizmente, a Udemy possui uma boa avaliação na plataforma, contando com boas taxas de solução de problemas e uma nota positiva dos consumidores.

udemy reclame aqui

Cursos da Alura são bons?

udemy ou alura
Crédito: Alura

A Alura é uma das mais populares plataformas de ensino online na área da tecnologia, oferecendo cursos em diversas áreas do segmento. Desde seu lançamento, em 2013, o site contribuiu para a capacitação de mais de 500 mil profissionais, sem falar nas centenas de empresas que usaram a plataforma para alcançar eficiência tecnológica.

Atualmente, a Alura conta com 1336 cursos completamente focados no mercado de trabalho, desenvolvidos por profissionais qualificados e aprimorados pela equipe do site. Com isso, embora ofereça aulas de vários temas diferentes, a plataforma garante que todos os conteúdos cumpram seu padrão de qualidade.

Então, você pode ingressar em centenas de cursos de áreas distintas, como Programação, UX e Design. Vale destacar que, ao contrário da Udemy, a Alura não disponibiliza cursos avulsos para a compra, de modo que a assinatura concede acesso a todas as aulas da plataforma.

Leia também: Alura vale a pena? A plataforma é confiável? [Avaliação e valores dos cursos] 

Acesso aos cursos da Alura

Uma das principais vantagens da Alura é a versatilidade do ensino, que pode ser livre ou seguir uma das linhas de formação sugeridas pela plataforma. Neste sentido, você pode fazer cursos avulsos de diferentes áreas, investindo em uma capacitação multidisciplinar, ou acompanhar a ordem de cursos por meio das Formações.

Independentemente da jornada de aprendizado, o aluno precisa assinar um dos planos disponíveis para garantir acesso a todos os recursos da plataforma. Confira a seguir as modalidades e seus valores.

alura vale a pena

Alura no Reclame Aqui

A Alura também apresenta bons índices, além do baixo número de reclamações. Desse modo, podemos confirmar a qualidade do atendimento da empresa e a satisfação dos clientes

alura reclame aqui

Enfim, qual é melhor: Udemy ou Alura?

As duas plataformas funcionam de maneira diferente, sendo necessário avaliar suas expectativas. Enquanto na Udemy é possível adquirir cursos avulsos, na Alura eles estão disponíveis somente por meio de uma assinatura, que concede acesso a todos os conteúdos.

A Alura é reconhecida no mercado e apresenta boas opções de cursos de dev, além de diversos recursos que facilitam a inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, a Udemy vale a pena para quem precisa de um conhecimento específico, mas você precisa ficar de olho na qualidade das aulas e das técnicas de ensino.

Desse modo, acredito que a Alura vale a pena para quem deseja um aprendizado contínuo por meio das linhas de formação. A Udemy, entretanto, pode ser bastante vantajosa, desde que você saiba avaliar se a didática e o professor são realmente bons. 

Então, quer investir em uma carreira no segmento de tecnologia? Clique nos botões abaixo e acesse o site oficial da Udemy e da Alura (10% de desconto nos planos da Alura por tempo limitado, apenas aqui na Escolha Ideal).

As pessoas também perguntam

Ficou com alguma dúvida? Veja se as dúvidas de outras pessoas também são as suas.

Qual a concorrente da Udemy?

A Coursera é uma plataforma de ensino que vem se destacando no mercado brasileiro pela oferta de cursos com foco no mercado de trabalho. Assim como a Udemy, a empresa atua na venda de cursos avulsos.

Como é o certificado da Udemy?

Disponíveis apenas para os cursos pagos da Udemy, o certificado de conclusão fica disponível na conta do aluno e pode ser compartilhado em diferentes canais, como o LinkedIn.

Sobre o Autor

Dennis Ventapane
Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.