Alura ou Rocketseat: qual vale mais a pena? [Preços, avaliações e +]

alura ou rocketseat

A carreira na programação está em alta e, por isso, cada vez mais pessoas ingressam no setor de tecnologia. Com isso, inúmeras plataformas online de ensino vêm se destacando no mercado pela promessa de praticidade e economia, mas será que a formação é boa? Neste artigo, vou ajudá-lo a decidir entre duas opções renomadas: Alura ou Rocketseat.

Antes de tudo, você deve entender o que é esperado de uma plataforma de cursos online. Para uma melhor capacitação, a escola deve oferecer bons professores, conteúdos de qualidade e a reputação da marca entre os consumidores.

Para te ajudar a escolher a melhor escola de programação online para você, separei tudo que você precisa para conhecer os diferenciais de cada opção. 

Alura ou Rocketseat: qual o melhor?

As duas plataformas apresentam ideias significativamente distintas, dialogando em alguns pontos, mas com foco em serviços distintos e em um público diferente. Enquanto a Rocketseat tem um foco muito forte nas linguagens da programação, os assinantes da Alura têm acesso a um aprendizado multidisciplinar. 

Assim, em primeiro lugar, você deve avaliar bem os seus objetivos e a linha profissional que deseja seguir, considerando a qualidade das aulas, os materiais extras e outros recursos. Com isso, fica mais fácil perceber qual das plataformas é a mais adequada e se ela realmente vale a pena.

A seguir, acompanhe a leitura e conheça o que cada empresa oferece aos alunos.

Conheça os cursos da Alura

alura ou rocketseat
Créditos: Alura

Lançada em 2013, a Alura é reconhecida no mercado por ser uma das principais instituições de ensino online na área da tecnologia. Com efeito, a plataforma é uma verdadeira comunidade colaborativa, com fórum de discussões e diversos recursos de interação entre os usuários.

Hoje, a plataforma conta com 1336 cursos focados no mercado de trabalho, que se dividem em diferentes categorias de conhecimento. A assinatura garante acesso a todas as aulas disponíveis, que podem ser assistidas por meio do navegador ou pelo aplicativo, desenvolvido para Android e iOS. 

Você ainda pode aproveitar uma série de conteúdos gratuitos. Neste sentido, além dos cursos, a assinatura garante acesso ao canal da Alura no Youtube, podcasts de diferentes temas, blogposts semanais com dicas, maratonas de estudo e certificado.

Uma das principais vantagens da Alura é a versatilidade do ensino, que pode ser definido pelo aluno ou por sugestões da plataforma. Neste sentido, você pode fazer cursos avulsos de diferentes áreas, investindo em uma capacitação multidisciplinar, ou acompanhar a ordem de cursos por meio das Formações.

Independentemente da escolha, todos os cursos da plataforma contam com videoaulas da qualidade, exercícios de fixação e um guia de aprendizado que apresenta uma visão geral sobre cada tema.  Além disso, por meio do fórum, a Alura oferece a oportunidade de trocar conhecimento e fazer networking com outros alunos. 

O acesso às aulas e a todas as vantagens que apresentamos aqui exige a assinatura de um dos planos da Alura. Confira a seguir as modalidades disponíveis.

cursos alura são bons

Canais de atendimento

Os assinantes da Alura contam com diferentes meios de contato, que funcionam de segunda a sexta, das 9h às 18h, ou aos sábados, das 8h às 13h. Assim, você pode entrar em contato por meio dos seguintes canais:

  • formulário eletrônico, clicando aqui;
  • telefone: (11) 4118-3319;
  • WhatsApp: (11) 98451-0286;
  • telefone para empresas: (11) 4118-2172.

Alura no Reclame Aqui

A Alura também apresenta boas avaliações, com notas superiores à maioria de seus concorrentes, como a DevMedia ou a Udemy. O número de reclamações, por sua vez, é bem menor do que no perfil das plataformas citadas.

De acordo com os usuários do site, o atendimento da Alura é bom e a empresa atua de forma eficaz na solução de problemas. Além disso, a plataforma recebe poucas reclamações em relação ao número de assinantes.

alura reclame aqui

Conheça os cursos da Rocketseat

alura ou rocketseat
Crédito: Rocketseat

A Rocketseat é uma plataforma com foco exclusivo na programação, tendo como missão proporcionar uma jornada de estudo contínua. Para isso, a plataforma conta com três programas de treinamento, que seguem diferentes níveis de conhecimento: o Discover, o Ignite e o Experts Club.

Independentemente da modalidade, todos os conteúdos são desenvolvidos a partir de três pilares:

  • Foco: todas as aulas vão direto ao ponto, que é ensinar o aluno a dominar as principais ferramentas do mercado; 
  • Prática: as aulas contam com muitos exercícios práticos e atividades complementares, garantindo experiência aos alunos;
  • Conexões: em uma área tão dinâmica, a conexão com outros devs é fundamental para enriquecer o repertório técnico e as habilidades dos alunos.

Com isso, além da capacitação, você tem a chance de estabelecer uma rede de contatos e de aprimorar o portfólio. Afinal, a comunidade da Rocketseat conta com mais de 70 mil membros.

Você também tem acesso a um perfil com diversos dados sobre sua experiência na área, como a evolução do estudo, tecnologias que domina e a participação na comunidade. Além disso, todos os planos oferecem um certificado de conclusão, que atesta o aproveitamento das aulas, e um fórum específico para os alunos de cada nível.

A experiência de ensino ainda é complementada pela ferramenta Navigation, que são mapas para guiar os alunos dentro da plataforma. O site também disponibiiliza conteúdos gratuitos de qualidade, como o canal no Youtube e vários podcasts.

Além disso, a Rocketseat também realiza vários eventos para a comunidade, tanto virtuais como presenciais, e os famosos bootcamps. Esses programas de treinamento proporcionam uma imersão completa no conteúdo da área.

Quanto custa um curso na Rocketseat?

A Rocketseat proporciona uma jornada de aprendizado completa por meio de suas três assinaturas que contemplam os níveis iniciante, intermediário e avançado. 

Veja os preços dos planos da Rocketseat.

Canais de atendimento

Para a solução de questões técnicas, denúncias ou dúvidas sobre os serviços, o assinante pode enviar uma solicitação por meio da “Central de Ajuda”. Neste canal, você só precisa informar um e-mail, descrever o problema e, então, esperar uma resposta da equipe.

Além disso, A Rocketseat oferece os seguintes meios de contato:

  • telefone: (47) 99207-8767;
  • Whatsapp: por meio deste link.

Rocketseat no Reclame Aqui

De acordo com o Reclame Aqui, a Rocketseat não possui avaliações suficientes para o cálculo da média pela plataforma. Assim, não é possível verificar a satisfação dos consumidores em relação ao atendimento da empresa.

alura ou rocketseat

Alura ou Rocketseat: qual site tem os melhores cursos de programação?

Embora ambas ofereçam cursos para programadores, as duas plataformas têm foco bem distintos. Neste sentido, a Rocketseat tem cursos com foco exclusivo nesta área, oferecendo programas de treinamento para todos os públicos, além de conteúdos gratuitos e seus bootcamps. 

A Alura, por sua vez, oferece cursos de diversas categorias, de modo que os alunos têm a possibilidade de um aprendizado multidisciplinar. Desse modo, recomendamos a plataforma se você deseja ser mais livre para escolher o caminho que quer trilhar.

Tanto as formações da Rocketseat quanto os cursos da Alura são bons. Assim, você precisa avaliar qual plataforma está em concordância com seus objetivos. Vale destacar, entretanto, que não podemos avaliar se o atendimento da Rocketseat é bom mesmo, pois não possui uma média no Reclame Aqui.

Já sabe qual é a melhor escola de programação para você? Clique nos botões abaixo e acesse o site oficial da Rocketseat e da Alura (10% de desconto nos planos da Alura por tempo limitado, apenas aqui na Escolha Ideal).

As pessoas também perguntam

Ficou com alguma dúvida? Veja se as dúvidas de outras pessoas também são as suas.

Quem é melhor: Alura ou Udemy?

As duas plataformas de ensino são multidisciplinares, com foco em diferentes áreas da tecnologia. Contudo, a Udemy trabalha somente com cursos avulsos e a qualidade das aulas pode variar bastante de acordo com os instrutores.

Qual o melhor: DevMedia ou Alura?

Enquanto a Alura oferece cursos multidisciplinares, a DevMedia tem foco exclusivo no desenvolvimento de aplicações. Em termos de qualidade, as duas plataformas são semelhantes, mas a Alura tem uma didática mais indicada para iniciantes.

Sobre o Autor

Dennis Ventapane
Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.