Alura vale a pena? A plataforma é confiável? [Avaliação completa]

Conquiste a sua nova carreira ou se profissionalize ainda mais com os mais variados cursos de TI e negócios da Alura

Alura vale a pena

Em um mundo cada vez mais tecnológico, áreas como programação e design estão com uma alta demanda de profissionais. Assim, hoje encontramos diversas plataformas de ensino online para capacitação profissional que prometem praticidade e qualidade. Está em busca de um bom curso no setor de tecnologia? Descubra se a Alura vale a pena.

Com anos de experiência no ensino online, a plataforma oferece formações e cursos de tecnologia com foco no mercado de trabalho. Nesse sentido, a Alura conta com um catálogo bem amplo, o qual inclui os mais variados cursos, desde desenvolvimento de softwares até marketing digital.

Desse modo, assinar a Alura pode ser uma boa oportunidade para melhorar suas habilidades profissionais. Acompanhe a leitura e entenda se o site é bom.

Alura vale a pena? Conheça a plataforma

Alura vale a pena
Crédito: Alura

Há uma década, a Alura surgiu como a plataforma online oficial da Caelum, uma escola de tecnologia presencial, como uma forma de tornar o ensino mais prático. Lançado em 2011, o site oferece uma experiência completa aos alunos, que participam de uma comunidade colaborativa e têm acesso a diversos recursos de aprendizado.

Atualmente, a plataforma oferece mais de 1300 cursos dos quais se dividem em sete áreas: Mobile, Programação, Devops, UX e Design, Inovação e Gestão, Front-End e Data Science. 

Além disso, os alunos podem acessar conteúdos gratuitos que ajudam muito a aprofundar o conhecimento, como:

  • blogposts semanais desenvolvidos por especialistas, feitos para complementar os estudos sobre os cursos disponíveis;
  • podcast Like a Boss, no qual os anfitriões do programa recebem convidados para conversar sobre suas trajetórias na área da tecnologia;
  • podcast Hipsters.tech, que aborda discussões sobre programação, design, UX, gadgets e as últimas tendências do segmento; 
  • canal da Alura no Youtube, que apresenta diferentes conteúdos gratuitos de tecnologia, com a disponibilização de aulas práticas e webséries, como o Hipsters Ponto Tube;
  • podcast Scuba.Dev, que apresenta histórias inspiradoras sobre a trajetória de pessoas que investiram em uma carreira na área da tecnologia, mesmo sem serem especialistas no tema; 
  • podcast Layers.tech, no qual o apresentador conduz discussões sobre design, UX e programação com os profissionais mais renomados do mercado;
  • imersões Alura, que são maratonas de conhecimento com foco em programação, data science e UX abertas para todo o público.

Graças aos cursos de qualidade e a esses recursos extras, a Alura já transformou a carreira de mais de 500 mil profissionais.

Leia também: Alura ou Rocketseat: qual escolher?

Os cursos da Alura são bons? Como funcionam?

Alura vale a pena
Crédito: Alura

Uma das grandes vantagens da Alura é a versatilidade do aprendizado, o qual pode ser tanto multidisciplinar quanto específico, por meio das formações. Nesse sentido, o usuário pode fazer cursos de diferentes áreas ou seguir a ordem de cursos que a plataforma indica.

Independentemente do caminho trilhado na plataforma, os alunos contam com videoaulas de alta qualidade, projetos interativos e exercícios práticos. Além disso, o fórum da Alura possui mais de 700 mil postagens, sendo uma ótima oportunidade para trocar conhecimento com outros usuários.

Criados e produzidos por profissionais brasileiros, todos os cursos apresentam conteúdos que vão do básico ao avançado e um guia de aprendizado elaborado por especialistas. Assim, os alunos têm uma visão geral sobre cada um dos temas, o que os ajuda a entender e a se preparar para as dificuldades do mercado de trabalho.

Para aproveitar as aulas e os recursos de ensino, você precisa assinar um dos planos disponíveis. Com isso, você pode assistir a todos eles por meio do navegador no seu computador ou pelo aplicativo, desenvolvido para Android e iOS. 

Leia também: Danki Code ou Alura: qual vale mais a pena?

Conheça os planos de assinatura da Alura

Embora a Alura ofereça diversos conteúdos gratuitos, você precisa assinar um dos planos para ter acesso aos cursos da plataforma. A assinatura também garante o certificado de conclusão e outros materiais, como os exercícios práticos e os projetos avaliados pelos instrutores.

A seguir, confira as diferentes modalidades de assinatura da Alura.

Assinatura Plus

Apesar de ser a modalidade paga mais básica da plataforma, a assinatura Plus oferece acesso a todos os cursos e a várias ferramentas de ensino por um ano. Assim, os assinantes do plano podem:

  • assistir às aulas de todos os cursos da plataforma;
  • participar dos Alura Challenges, que são desafios temáticos que simulam o cotidiano profissional e ainda podem ser utilizados no portfólio;
  • conferir os Alura Cases, que são webséries que aprofundam os conteúdos dos cursos;
  • e ganhar o Certificado de Conclusão.

Assinatura Pro

Este plano, por sua vez, garante acesso a todos os recursos do Plus e ao Alura Línguas, que inclui um curso de inglês totalmente focado na área de Tecnologia. Veja um resumo dos recursos que a assinatura Pro oferece:

  • acesso a todos os cursos da plataforma;
  • Alura Challenges;
  • Alura Cases;
  • Certificado de Conclusão;
  • e acesso ao Alura Língua (incluindo curso de Inglês para Devs).

Alura Empresas

A Alura também conta com planos focados no desenvolvimento da equipe de grandes ou pequenas empresas. Com contrato mínimo de 12 meses, essa modalidade ainda permite acompanhar o desempenho dos colaboradores, que podem assistir mais de 5 mil aulas seguindo um plano de estudos.

Clique aqui para conferir mais informações sobre esta assinatura ou para solicitar um orçamento.

Leia também: Origamid ou Alura: qual vale mais a pena?

Certificado de conclusão da Alura é reconhecido no mercado?

certificado alura vale a pena
Crédito: Alura

Ao finalizar um curso ou uma formação, você garante um certificado de conclusão autenticado. Embora não funcione como um diploma de graduação, o documento é reconhecido no mercado, sendo importante para o currículo profissional.

Neste sentido, o certificado da Alura vale a pena sim. Para acessá-lo, basta clicar na opção “Perfil e Certificados” que fica no menu do site e, depois, na seção “Cursos Concluídos”. Assim que encontrar o que deseja, selecione “Certificado” e salve o documento.

Os certificados são totalmente digitais e você pode emiti-los logo que fizer, no mínimo, 60% dos exercícios e aulas. Vale ressaltar, no entanto, que o total do conteúdo cursado fica impresso no documento.

Leia também: Udemy ou Alura: Qual escolher?

Alura Língua vale a pena?

Como já falamos aqui, os assinantes do Alura Pro têm acesso ao Alura Língua, que oferece diferentes cursos, incluindo inglês focado em Devs. A didática das aulas misturam uma série de exercícios e recursos, com áudios e vídeos para aprimorar tanto a fala e escrita quanto a pronúncia.

Os cursos têm foco em alunos com diferentes níveis de conhecimento, contemplando tanto conteúdos iniciantes como avançados. O ponto-chave de todos os cursos são os exercícios, que contam com um algoritmo inteligente que foca nas lições que cada aluno tem mais dificuldade.

A didática também inclui as transcrições dos áudios e suas respectivas traduções, além das notas de aula e um vídeo explicativo que aborda os principais pontos gramaticais de cada lição.

A assinatura da Alura Língua está disponível em duas modalidades: o plano anual e o semestral. Independentemente da escolha, o usuário garante acesso a todos os conteúdos da plataforma, que inclui cursos de inglês e espanhol com diferentes temas, como aulas para viagens, negócios ou somente conversação.

Agora, confira detalhes sobre os canais de atendimento da Alura e a reputação da empresa entre os assinantes.

Leia também: Qual escolher: Alura ou TreinaWeb?

Suporte ao cliente: o atendimento da Alura é bom?

Além de conferir os cursos, os recursos de ensino e os planos de assinatura disponibilizados pela plataforma, é muito importante consultar os canais de atendimento. Afinal, eles são fundamentais para garantir uma experiência agradável e sem dor de cabeça.

Os assinantes da Alura contam com diferentes meios de contato, que funcionam de segunda a sábado. Desse modo, você pode entrar em contato por meio dos seguintes canais:

  • formulário eletrônico, clicando aqui;
  • telefone: (11) 4118-3319;
  • WhatsApp: (11) 98451-0286;
  • telefone para empresas: (11) 4118-2172.

Alura no Reclame Aqui

Outra forma de garantir uma experiência agradável e serviços de qualidade é por meio da reputação da empresa no Reclame Aqui. Felizmente, a Alura conta com boas avaliações, com notas superiores à maioria de seus concorrentes, como a DevMedia ou a Udemy. 

Nesse sentido, a empresa possui uma nota 8.6, sendo classificada com o selo “Ótimo”, e uma incrível taxa de 99.9% das reclamações respondidas. Veja outros dados da reputação da plataforma.

alura reclame aqui

Enfim, fazer os cursos da Alura vale a pena?

Na nossa análise, o site de cursos Alura é bom e vale a pena mesmo, pois oferece conteúdos de qualidade e um bom suporte aos alunos. Atualmente, a plataforma apresenta mais de 1.300 cursos focados em diferentes áreas do segmento tecnológico, todos produzidos por profissionais qualificados.

Além disso, os usuários contam com vários recursos tecnológicos e conteúdos extras que ajudam muito na jornada de aprendizado. Desde sua fundação, milhares de profissionais se capacitaram na plataforma que, por sua vez, proporciona um ambiente de estudos seguro, inovador e super prático. 

Você se interessou na Alura e deseja ser aluno de uma das escolas de tecnologia mais renomadas do país? Clique no botão abaixo agora mesmo e aproveite 15% de desconto nos planos da Alura por tempo limitado.

As pessoas também perguntam

Ficou com alguma dúvida? Veja se as dúvidas de outras pessoas também são as suas.

Quem é melhor Alura ou Udemy?

Os dois sites de ensino são multidisciplinares, com foco em diferentes áreas da tecnologia, mas funcionam de forma diferente. Enquanto a Alura funciona por meio de uma assinatura que garante acesso a todos os conteúdos, a Udemy trabalha somente com cursos avulsos.

O que falam da Alura? Vale a pena mesmo?

A Alura é uma plataforma de ensino online renomada no mercado brasileiro que conta com uma boa reputação entre os consumidores, como mostra a avaliação da empresa no Reclame Aqui.

Como funciona o certificado da Alura?

Todos os cursos da Alura disponilizam certificado após a conslusão. Para isso, entretanto, o aluno deve cumprir o mínimo de 60% do conteúdo para estar apto a emitir a certificação.


Leia também:


Caso você prefira ver a análise da Alura em vídeo, assista abaixo.

Sobre o Autor

Dennis Ventapane
Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.