TreinaWeb ou Alura: qual vale mais a pena? [Análise dos cursos, planos e preços]

treinaweb ou alura

Com a crescente digitalização da economia, muitas profissões passaram por uma desvalorização acelerada, enquanto outras vêm se mostrando cada vez mais promissoras. Neste artigo, vamos avaliar duas plataformas de ensino online para quem deseja se inserir no setor de programação. Acompanhe a leitura e entenda qual a melhor entre TreinaWeb ou Alura.

Os dois sites são bastante reconhecidos entre os programadores, oferecendo cursos milhares de videoaulas e recursos práticos para o aprendizado. Contudo, as plataformas também apresentam algumas diferenças significativas.

Para te ajudar a escolher entre a Alura ou Treinaweb vamos falar sobre cada um dos sites, abordando as principais características e os diferenciais de cada opção. Acompanhe a leitura e descubra qual o melhor site. 

Os cursos da TreinaWeb são bons?

Crédito: TreinaWeb

Fundada em 2004, a TreinaWeb é uma das escolas online de tecnologia mais antigas do Brasil. Atualmente, a plataforma conta com mais de 2500 horas de conteúdos, incluindo cursos de Lógica de Programação, que apresenta o fundamento por trás da linguagem da área. 

Desde sua fundação, mais de 200 mil alunos passaram pela plataforma, que oferece tanto cursos avulsos quanto formações profissionalizantes completas. Além disso, os assinantes podem contar com o acompanhamento individual e personalizado de especialistas, que criam uma linha de estudo a partir dos objetivos de cada um.

A metodologia da TreinaWeb inclui videoaulas, apostilas digitais, exercícios de fixação, testes de conhecimento e projetos práticos. As aulas, por sua vez, podem ser assistidas pelo site ou pelo aplicativo para celular, e os alunos também recebem um certificado de conclusão ao final dos cursos.

Para ter acesso aos recursos de aprendizado e a todos os cursos da TreinaWeb, você precisa pagar pela assinatura. Veja, a seguir, quanto custa para assinar.

Canais de atendimento

A assinatura inclui suporte com professores especialistas para qualquer dúvida dos usuários sobre os conteúdos. Além disso, a TreinaWeb oferece um único canal de atendimento ao cliente para casos de problemas técnicos com a plataforma.

Assim, caso você precise acionar o suporte da empresa, basta acessar a página de contato do site e preencher o formulário eletrônico.

TreinaWeb no Reclame Aqui

Conferir a reputação das empresas no Reclame Aqui também é fundamental para visualizar a qualidade do atendimento em caso de problemas. No entanto, a TreinaWeb não possui avaliações suficientes para o cálculo da média pela plataforma. Assim, não é possível verificar a satisfação dos consumidores em relação ao atendimento da empresa.

treinaweb reclame aqui

Os cursos da Alura são bons?

alura é bom
Crédito: Alura

Lançada em 2013, a Alura é uma das principais plataformas de ensino online na área da tecnologia. Atualmente, o site conta com 1336 cursos focados no mercado de trabalho, que se dividem em sete áreas:

  • Mobile;
  • Programação;
  • Devops;
  • UX e Design;
  • Inovação e Gestão;
  • Front-End;
  • Data Science.

Os assinantes também contam com um fórum de discussões, exercícios práticos de fixação, suporte dos instrutores e um guia de aprendizado que apresenta uma visão geral sobre cada tema. Ao final de cada curso, os alunos também garantem o certificado da Alura.

Além disso, a plataforma oferece vários conteúdos gratuitos que ajudam muito a compreender melhor o mercado de trabalho, como vídeos no canal do Youtube, três podcasts sobre o mercado de trabalho, blogposts semanais e maratonas de estudo.

Assim como na TreinaWeb, os assinantes da Alura podem estudar a partir das linhas de formação desenvolvidas por profissionais experientes ou por meio de cursos avulsos, o que proporciona um aprendizado multidisciplinar.

Com lançamentos semanais e atualizações de conteúdos, a maioria dos cursos acompanha os alunos do nível básico ao avançado, e as aulas podem ser assistidas por meio do navegador ou pelo aplicativo, desenvolvido para Android e iOS.

O acesso a todas essas vantagens depende da assinatura de um dos planos disponíveis. Confira os valores a seguir.

alura preço

Canais de atendimento

O suporte técnico da Alura funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, ou aos sábados, das 8h às 13h. Assim, você pode entrar em contato por meio dos seguintes canais:

  • formulário eletrônico, clicando aqui;
  • telefone: (11) 4118-3319;
  • WhatsApp: (11) 98451-0286;
  • telefone para empresas: (11) 4118-2172.

Alura no Reclame Aqui

A Alura também apresenta boas avaliações, com notas superiores à maioria de seus concorrentes, como a DevMedia ou a Udemy. O número de reclamações, por sua vez, é bem menor do que no perfil das plataformas citadas.

alura reclame aqui

Treinaweb ou Alura: enfim, qual a melhor plataforma para aprender programação?

As duas plataformas funcionam de maneira semelhante, com a oferta de formações completas ou cursos avulsos. Contudo, a TreinaWeb tem foco exclusivo na área de programação, enquanto a Alura oferece aulas de diferentes categorias.

Os assinantes de ambos os sites têm acesso a uma série de ferramentas que facilitam muito o aprendizado, além de atendimento individual com instrutores. Em relação ao atendimento, a Alura é mais vantajosa, pois disponibiliza mais canais e conta com uma boa nota no Reclame Aqui.

Tanto a assinatura da Alura quanto da TreinaWeb vale a pena, pois as duas plataformas oferecem conteúdos de qualidade e são bastante renomadas entre os programadores. Assim, sua escolha deve ser feita com base nas suas demandas e considerando o custo-benefício da assinatura.

Então, quer saber mais? Clique nos botões abaixo e acesse o site oficial da TreinaWeb e da Alura (10% de desconto nos planos da Alura por tempo limitado, apenas aqui na Escolha Ideal).

Sobre o Autor

Dennis Ventapane
Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.