Oxímetro Fingertip (de dedo) é bom? Como funciona? Vale a pena usar? [Avaliação]

oxímetro fingertip é bom
Fonte: Amazon

Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas entenderam a importância de acompanhar de perto a própria saúde, e os oxímetros são ótimos aparelhos para isso. Dentre os modelos, os mais famosos são aqueles que fazem a marcação através do dedo, mas será que o oxímetro fingertip é bom mesmo?

O oxímetro de dedo é um aparelho médico que mede a quantidade de oxigênio transportada no sangue de forma indireta e não invasiva. No geral, os oxímetros informam a saturação sanguínea e a frequência cardíaca, mas alguns modelos podem contar com outras medições.

Apesar do crescimento da demanda durante a pandemia, o equipamento não é indicado como uma medida de detecção do coronavírus. O aparelho, que pode indicar uma “desconfiguração” no organismo, só é realmente eficiente quando seu uso é acompanhado por profissionais que conseguem interpretar as informações.

Além disso, os oxímetros devem contemplar algumas características para que realmente funcione. Acompanhe a leitura para entender se um oxímetro fingertip é bom e como escolher um aparelho.

Como escolher um oxímetro de dedo?

Todos os oxímetros apresentam o monitoramento da saturação do sangue (Sp02) e da frequência cardíaca. Contudo, alguns também oferecem outras medições, como a curva pletismográfica, que aponta alterações de volume dos órgãos provocadas pela circulação sanguínea.

Nesse sentido, o índice de perfusão é outra medida que os oxímetros mais avançados oferecem. Ele é utilizado para monitorar possíveis alterações na circulação sanguínea, que podem desencadear problemas. Assim, um oxímetro para uso profissional deve contar, no mínimo, com essas outras duas medições. Para uso doméstico, entretanto, um equipamento básico é suficiente.

No entanto, de nada adianta ter um oxímetro se ele não possui uma faixa de medição adequada. Nesse sentido, é imprescindível contar com um aparelho registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com selo INMETRO, pois são eles que garantem a confiabilidade do equipamento.

O registro dos aparelhos de saúde pela Anvisa compreende diversos testes de qualidade bastante rigorosos. Esse processo avalia as taxas de medição para verificar se o aparelho consegue medir a saturação do sangue e a frequência cardíaca de forma adequada. Ou seja, para verificar se as taxas de acurácia ficam em torno de 95% a 100%.

Desse modo, os oxímetros registrados na Anvisa são os únicos realmente confiáveis. Os aparelhos sem registro até podem apresentar as informações corretas, mas não tem como saber se, de fato, são eficientes. O selo Inmetro, por sua vez, é um símbolo de qualidade que demonstra que o produto foi testado e aprovado com todas as especificações necessárias.

Além disso, a escolha de um oxímetro deve considerar o tipo de tela, a duração da bateria e as funções do aparelho. Confira, a seguir, como escolher seu modelo de oxímetro com base nessas características.

Tipo de tela

Os oxímetros são comercializados com duas opções de tela, LED ou OLED. Uma vez que a tela OLED é colorida e possui ajuste de brilho, ler as informações é muito mais fácil. 

Além disso, é recomendável adquirir um aparelho com diferentes modos de exibição, pois o usuário pode ler as informações na vertical ou horizontal e definir quais informações serão mostradas na tela.

Duração da bateria

Muitas pessoas utilizam os oxímetros durante a prática de esportes. Nesses casos, é muito importante analisar a duração da bateria, que deve apresentar uma autonomia de, pelo menos, 20 horas.

Muitos modelos apresentam uma bateria com duração inferior a isso, o que pode deixar o usuário na mão, caso ele esteja utilizando o aparelho fora de casa. 

Funções do aparelho

Além das medições, os oxímetros podem apresentar outras funções, como alarme, registro de dados das medições e economia de energia. Os modelos que apresentam esses recursos são muito mais práticos de usar, além de serem mais eficientes.

Outra característica importante é a função pediátrica. Muitos modelos de oxímetros são indicados exclusivamente para adultos, sendo necessário verificar com o fabricante se o equipamento faz a medição em crianças.

Enfim, como funciona o oxímetro de dedo?

Com design leve e portátil, os oxímetros de dedo são aparelhos práticos que podem ser utilizados em qualquer lugar. Disponível em diferentes modelos, os oxímetros podem apresentar funções e recursos distintos. No entanto, o funcionamento é sempre o mesmo – por infravermelho, sendo simples e não invasivo.

Para utilizar o aparelho, basta inserir o dedo no sensor e apertar o botão “liga / desliga”. Então, a tela exibe os resultados em poucos segundos. Apesar de não registrar dados, os oxímetros fingertip, em sua maioria, permitem que o usuário consulte as últimas medições ao ligar o aparelho, antes de realizar uma nova leitura.

Geralmente, os oxímetros de dedo são feitos para pessoas com idade superior a 4 anos e podem ser utilizados por qualquer pessoa acima de 30 kg. Assim, quem deseja um aparelho para crianças pequenas ou recém-nascidos, é mais confiável adquirir um modelo neonatal. 

Oxímetro de dedo: para que serve?

Embora o uso domiciliar tenha se popularizado por conta da pandemia, o oxímetro já era muito utilizado por atletas e pessoas com doenças respiratórias. Na prática de exercícios de alta atividade cardiorrespiratória, como o montanhismo, o atleta pode monitorar quando é a hora de parar, evitando riscos à saúde.

Pessoas com crise de asma ou pneumonia, por sua vez, precisam do aparelho para monitorar a saturação do sangue, que pode cair com facilidade. Assim, os oxímetros de dedo são fundamentais para a qualidade de vida desses pacientes, tanto em ambiente hospitalar quanto em casa.

Embora seja indicado para acompanhar a própria saúde, entretanto, você deve entender que o aparelho não substitui os profissionais da saúde. Com efeito, os oxímetros servem para monitorar o nível de oxigênio no sangue e a frequência cardíaca, mas quando as medidas se mostram irregulares, você deve procurar ajuda profissional. Afinal, somente eles têm o conhecimento necessário para tomar decisões com base nos dados do aparelho.

Qual a diferença entre oxímetro de dedo e de pulso?

Uma dúvida muito comum diz respeito às diferenças entre um oxímetro de dedo com um modelo de pulso. Também conhecido como oxímetro estacionário, os aparelhos de pulso são mais completos que a versão fingertip, podendo ser utilizado por pessoas de todas as idades, inclusive recém-nascidos.

Um dos principais recursos dos oxímetros estacionários é a capacidade de registrar e transferir dados, o que torna o monitoramento dos índices mais eficiente. Além disso, esses modelos apresentam a função alarme, que informa a posição ideal para as medições e alerta o paciente quando os indicadores estão abaixo do nível desejado.

Vale a pena comprar oxímetro de dedo?

Sim, os aparelhos fingertip são simples de usar e são ótimos para monitorar a oxigenação do sangue, apesar de não apresentar todos os recursos de um oxímetro de pulso. No entanto, eles precisam apresentar certificação Anvisa e selo INMETRO.

Agora que você entende como funciona o aparelho, confira alguns modelos confiáveis e veja qual oxímetro fingertip é bom.

Modelos de oxímetros de dedo

Confira, abaixo, detalhes sobre o melhor modelo de oxímetros fingertip de três marcas: a G-tech, a Multilaser e a Dellamed.

Oxímetro G-Tech Oled Graph

Créditos: Amazon

Os oxímetros da G-Tech são aparelhos inovadores e certificados, o que garante eficiência, modernidade e praticidade no uso. Além disso, os oxímetros da G-Tech apresentam um tempo de resposta muito menor, quando comparados a outros modelos no mercado.

O aparelho ainda está marcado com o selo “Amazon Indica” da sessão de Oxímetros, que destaca os produtos bem avaliados e com bom preço disponíveis para envio imediato. Confira os principais recursos:

  • visor em tecnologia LED de alto contraste, facilitando a visualização dos resultados;
  • funções: monitoramento da saturação de oxigênio no sangue (spo2) e frequência cardíaca;
  • capa protetora em silicone e estojo para armazenamento;
  • 1 ano de garantia;
  • funciona com 2 pilhas/baterias do tipo AAA, que já estão inclusas;
  • dimensões do produto: 3 x 6 x 3 cm; 
  • peso: 0.06 g.

Para que você veja a opinião sincera de quem comprou e testou, pesquisamos as notas e as avaliações sobre o produto em dois dos maiores e melhores sites de compras online do Brasil: Amazon e Americanas. Confira!

Nota média (de 0 a 5 estrelas) 

Nota média na Amazon (1.806 avaliações) – 4,9

Nota média nas Americanas (146 avaliações) – 4,5

Oxímetro de dedo Multilaser OX-06

Créditos: Amazon

Os oxímetros da Multilaser são aparelhos mais simples e com preços bem acessíveis. Todos os modelos da marca possuem certificação Anvisa e selo INMETRO. Confira as principais características:

  • dimensões – cm (C x L x A): 6,02 x 3,66 x 3,48;
  • funções: monitorar a oxigenação do sangue (Sp02) e frequência cardíaca com curva plestimográfica
  • peso: 32 g;
  • auto desligamento em 8 segundos;
  • sinalizador visual do nível de bateria;
  • método de medição: fotoelétrico;
  • modelo: HC261;
  • pilhas não inclusas.

Para que você veja a opinião sincera de quem comprou e testou, pesquisamos as notas e as avaliações sobre o produto em dois dos maiores e melhores sites de compras online do Brasil: Amazon e Casas Bahia. Confira!

Nota média (de 0 a 5 estrelas)

Nota média na Amazon (637 avaliações) – 4,6

Nota média na Casas Bahia (60 avaliações) – 4,5 

Oxímetro Premium Dellamed

Oxímetro Premium Dellamed
Créditos: Amazon

Os oxímetros da Dellamed são aparelhos mais avançados com recursos que proporcionam exatidão e praticidade. Além disso, os modelos da marca possuem registro na Anvisa e selo Inmetro, essencial para garantir a confiabilidade do aparelho. Confira as principais características:

  • tela digital LED;
  • funções: medição de frequência cardíaca, oxigenação do sangue (SPO2) e gráfico de intensidade de pulso;
  • desligamento automático: 8 segundos sem uso;
  • duração das pilhas: 30 horas de operação contínua;
  • resistente a interferências de luz ambiente;
  • indicador de pilhas fracas;
  • dimensões – cm: 10 x 10 x 5;
  • peso: 28g, sem as pilhas;
  • acompanha: bolsa, capa emborrachada e alça de segurança para transporte;
  • modelo: MD300C1

Para que você veja a opinião sincera de quem comprou e testou, pesquisamos as notas e as avaliações sobre o produto em dois dos maiores e melhores sites de compras online do Brasil: Amazon e Extra. Confira!

Nota média (de 0 a 5 estrelas) 

Nota média na Amazon (95 avaliações) – 4,5

Nota média no Extra (01 avaliação) – 5,0

Afinal, o oxímetro fingertip é bom?

Sim, como você pôde perceber ao longo da resenha, o oxímetro fingertip é bom e confiável, sendo um ótimo equipamento, pois supre as necessidades dos usuários. Contudo, você deve conferir as especificações para garantir que o produto faça a leitura correta. 

Se você está convencido de que um oxímetro de dedo é bom e, por isso, deseja adquirir um modelo após ter lido essa resenha, confira aqui os principais modelos agora mesmo e escolha o aparelho que melhor lhe atende.


Caso queira saber com mais detalhes quais são os pontos necessários que você deve prestar atenção em um produto para descobrir se ele é realmente bom e se vale a pena comprá-lo, assista o vídeo abaixo. Seguindo as dicas do vídeo você sempre irá fazer a escolha ideal, evitando cair em enrascadas:

Sobre o Autor

Dennis Ventapane
Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.