[Guia completo] Como saber se o site é confiável e seguro para comprar?

como saber se o site é confiável

Com a difusão da internet, aumentaram muito o número de lojas virtuais, tornando as compras muito mais práticas. Contudo, muitas pessoas também identificaram oportunidades de fraudes e golpes no comércio eletrônico, o que exige muito cuidado na hora de acessar páginas da web. Afinal, como saber se o site é confiável mesmo? Neste artigo, você descobrirá tudo o que precisa fazer para comprar de forma segura.

Com a pandemia do coronavírus, muitas pessoas começaram a trabalhar ou estudar pela internet. Essa aproximação foi responsável por garantir mais confiança aos consumidores, que vêm aderindo às compras online. Segundo pesquisa da Nielsen, as vendas do e-commerce brasileiro chegaram a R$ 53,4 bilhões apenas no primeiro semestre de 2021, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período em 2020.

Infelizmente, não precisa ser novo no e-commerce para cair em fraudes, pois as técnicas de golpes estão cada vez mais refinadas. No entanto, é possível se prevenir com algumas medidas super práticas que nos ajudam a identificar se um site é realmente seguro.

Você deseja fazer uma compra mas está com receio de cair em um golpe? Acompanhe a leitura até o final e descubra como saber se um site é seguro e confiável. 

Como saber se um site é seguro e confiável?

Cada vez mais empresas ingressam no comércio eletrônico para aproveitar o enorme potencial das compras online. Embora seja ótimo contar com mais opções de produtos e lojas virtuais, é normal que surjam dúvidas quanto à legitimidade desses sites. 

O Brasil é o campeão Mundial em golpes de phishing, uma técnica que se tornou muito popular no ano passado. Neste tipo de fraude, as vítimas são induzidas a revelar dados pessoais por meio de sites falsos, o que abriu os olhos de muita gente para as compras online.

Com a clonagem de páginas da web, ficou mais fácil cair em golpes na internet. Para evitar que você seja a próxima vítima, reunimos algumas dicas fundamentais para descobrir se um site é confiável mesmo.

Confira o domínio e a URL é o 1º passo – e um dos mais importantes

Embora pareça óbvio, o primeiro passo é conferir se o domínio e a URL da página acessada são legítimos. O domínio do site é o endereço digitado para acessar a webpage, que apesar de ser único, pode ser imitado com certa facilidade.

Um dos principais golpes do comércio eletrônico envolve a clonagem de sites famosos que atraem consumidores com promoções impraticáveis. Para isso, os cibercriminosos costumam utilizar técnicas de ataques homográficos e URLs com erros ortográficos para convencer os internautas.

Os ataques homográficos dizem respeito ao registro de domínios com nomes semelhantes a outros sites verdadeiros, com a troca ou adição sutil de algum caractere. Desse modo, os usuários acreditam estar na página verdadeira, pelo menos à primeira vista, uma vez que a maioria das pessoas apenas passam o olho no endereço do site.

Portanto, a primeira medida que você deve tomar é conferir se a URL do site é realmente verdadeira. Além disso, consultar mais detalhes sobre o domínio da empresa é fundamental, especialmente quando se trata de sites que você não conhece.

Consulte informações do domínio

Você pode conferir os detalhes sobre o domínio de qualquer site acessando a ferramenta Whois da plataforma RegistroBr. Com isso, você pode consultar o tempo e o titular do domínio da empresa, além de dados como o CNPJ e informações de contato.

Você deve desconfiar caso esteja faltando qualquer informação sobre o registro ou se o domínio for muito recente. Veja, a seguir, como devem aparecer os resultados de sua pesquisa com base no exemplo das Lojas Americanas.

como saber se o site é confiável

Verifique se o site possui Certificado SSL (HTTPS)

O Google oferece mais destaque a sites com criptografias, que são diferenciados pelo uso do HTTPS, certificado SSL que vem se tornando padrão na web. No entanto, nem sempre isso garante a segurança dos internautas, pois uma página clonada pode obter o cadeado com facilidade, e até mesmo encriptar o fluxo de informações com uma “conexão segura”.

Essa tranca garante apenas que ninguém vai interceptar os dados trocados entre as páginas e os consumidores. Contudo, suas informações ainda podem ser usadas de forma ilegal pelos administradores do site.

Embora não seja uma garantia de confiança, você deve observar se o site conta com o HTTPS e o cadeado na barra de navegação. Desse modo, caso não apresente esses recursos, você deve evitar comprar nessas páginas sem questionamentos.

como saber se um site é seguro

Como saber se o site é confiável? Não deixe de consultar o CNPJ da loja

Hoje, o e-commerce já conta com uma legislação forte, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor nas compras online. De acordo com a lei 7.962/13, todas as lojas virtuais devem manter as seguintes informações visíveis no site:

  • CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica);
  • Razão Social;
  • Endereço da sede da empresa;
  • Telefone;
  • E-mail ou formulário para contato.

Assim, caso você visite uma loja virtual e não encontre essas informações no topo ou no rodapé da página, pode desconfiar. O descumprimento dessa lei indica que o site não é muito confiável ou que não leva a sério a legislação do segmento.

Além disso, você pode consultar a situação cadastral do CNPJ de qualquer loja no site da Receita Federal. Muitas páginas suspeitas trabalham com um cadastro inativo ou cancelado, sendo recomendado evitar a compra nesses sites. 

Analise os selos de segurança

Hoje, existem diversos serviços que avaliam a segurança de ambientes digitais, oferecendo selos de qualidade aos sites confiáveis. Geralmente encontrados no rodapé das páginas, essas certificações podem ser de diferentes tipos, abrangendo a reputação entre os consumidores, ferramentas de pagamento seguras ou proteção contra vírus.

Assim, uma mesma loja virtual pode apresentar diversos selos e você deve considerá-los na sua escolha. Entre os selos de segurança mais usados, estão:

  • Certificado SSL;
  • SiteLock;
  • Reclame Aqui;
  • Norton Secured;
  • Ebit;
  • ClearSale;
  • Certisign;
  • Site Blindado.

Confira a reputação da loja

Embora a experiência de cada cliente seja diferente, a reputação da loja entre os consumidores revelam informações importantes sobre os sites. Se você nunca comprou em um e-commerce, mas quer saber se ele é seguro, o primeiro passo é consultar no site do Procon-SP. O órgão mantém um registro dos e-commerces não confiáveis, totalizando centenas de lojas em situação irregular. 

A lista mostra as páginas que devem ser evitadas por conter reclamações de consumidores no Procon-SP, cujas notificações não foram respondidas ou nos casos em que os responsáveis não foram encontrados. Assim, antes de realizar uma compra, você deve conferir se a página do e-commerce não se encontra nessa lista. 

Além disso, você pode pesquisar as lojas em sites especializados em reunir informações sobre lojas online, como o Reclame Aqui e o e-bit.

Como saber o site é confiável e seguro para comprar? Sempre acesse o portal Reclame Aqui!

O Reclame Aqui é um canal independente que atua como um intermediário entre os consumidores e as empresas. A plataforma permite que os clientes publiquem reclamações sobre qualquer marca, caso encontrem problemas durante a compra. 

Então, a empresa responde às reclamações direto na plataforma, ajudando os consumidores com seus problemas. Após o contato da marca, os clientes podem avaliar o atendimento, informando se a reclamação foi solucionada e se voltariam a fazer negócio com a loja.

Com isso, a plataforma faz uma média de todas as avaliações dos consumidores, resultando em um selo que pode ser negativo ou positivo. Assim, o Reclame Aqui é um ótimo recurso para conferir se um site é seguro, pois considera a opinião dos consumidores  quanto a diversas questões.

reputação no reclame aqui

Analise se a loja virtual possui uma medalha Ebit | Nielsen

Assim como o Reclame Aqui, a Ebit | Nielsen avalia a relevância dos e-commerces brasileiros, informando se eles realmente são confiáveis. Para isso, a plataforma distribui premiações para os consumidores que respondem às pesquisas, resultando em uma nota média sobre diferentes etapas da compra em cada loja.

Cada loja virtual recebe medalhas (bronze, prata, ouro e diamante) de acordo com a sua reputação. Para você analisar se ela é realmente verdadeira, encontre a medalha na página do e-commerce em questão, clique nela e aguarde até carregar o portal da Ebit | Nielsen.

A Ebit é uma ferramenta estratégica tanto para as empresas quanto para os consumidores. Neste sentido, os lojistas podem entender as mudanças de hábito no perfil do consumidor, enquanto os consumidores contam dados valiosos para decidir se realmente vale a pena comprar na loja.

Como saber se o site é confiável? Caso esteja em uma loja virtual, não esqueça de procurar a medalha Ebit | Nielsen, ok?!

como saber se o site é seguro para comprar

Verifique as informações de contato da empresa

Mesmo as maiores lojas virtuais podem apresentar problemas em alguma etapa da compra e, nessas situações, contar com um bom suporte é fundamental. Por isso, os consumidores devem escolher empresas que oferecem canais de contato rápidos e práticos. Para verificar se o atendimento é eficiente, você pode avaliar alguns pontos antes de efetuar a compra.

De acordo com o Código do Consumidor, as lojas virtuais devem informar os canais de contato em alguma área do site. Assim, caso você tenha dificuldade em encontrar essas informações, desconfie da segurança da compra. 

Em geral, as lojas oferecem diferentes canais de atendimento, como formulários de contato, e-mail, telefone e endereço postal. Ainda que o site conte com essas opções, nada garante que o e-commerce é legítimo, mas você pode testar cada alternativa antes de fazer sua compra.

Neste sentido, tente enviar um e-mail, responder ao formulário ou ligar para o número de telefone informado. Desse modo, é possível avaliar a eficiência do atendimento quanto à agilidade da resposta e ao suporte em relação a dúvidas. Além disso, você pode consultar as redes sociais da empresa e verificar o engajamento e as opiniões dos clientes sobre os produtos e serviços ofertados. 

Avalie os métodos de pagamento disponíveis

As políticas da empresa também revelam muito sobre a segurança da compra, especialmente em relação ao pagamento, pois esta etapa é o principal foco das fraudes. Primeiramente, você deve avaliar os métodos disponibilizados pelas lojas, pois quem aplica golpes, em geral, oferece apenas opções menos seguras, como depósitos e transferências bancárias. 

Assim, você deve comprar somente de lojas virtuais que ofereçam pagamentos via cartão de crédito, pois este é um dos métodos mais confiáveis, já que necessita da aprovação da operadora. Além disso, você pode confiar em serviços financeiros como a PayPal e o PagSeguro, que liberam o dinheiro somente após a entrega do produto.

Confira as políticas de privacidade: talvez a melhor forma de saber se o site é confiável ou não

Se você está com dúvidas sobre a segurança de uma loja virtual, também é importante verificar se a página conta com uma política de privacidade. De acordo com as leis de proteção de dados, todos os sites devem apresentar essa política, informando como os dados dos usuários são tratados e protegidos. Assim, o primeiro passo é verificar se a página segue essa norma.

Contudo, não basta confirmar o cumprimento da norma, sendo fundamental verificar as informações que constam na política. Por isso, você também deve ler os termos do site para se certificar de que o e-commerce realmente leva a sério a segurança de dados.

Leia as políticas de troca e devolução

De acordo com a lei do e-commerce, todos os sites devem oferecer informações claras em relação às políticas de trocas e devoluções. Afinal, apesar da praticidade, os consumidores estão mais sujeitos à insatisfação, uma vez que nem sempre é possível atestar a qualidade do produto. Por isso, a legislação prevê a obrigatoriedade desse conteúdo.

Geralmente, essas políticas são facilmente encontradas em um link localizado no rodapé dos sites ou na página de descrição dos produtos. A lei ainda afirma que as instruções devem ser acessíveis, seguindo todas as normas do Código do Consumidor. Caso você busque por essas informações e não as encontre, desconfie da loja. 

Analise a quantidade de buscas pela empresa no Google e as visitas mensais para descobrir se um site é confiável

como verificar se um site é seguro

O volume de buscas da loja no Google e a quantidade de visitas mensais do site também são um ótimo indicativo sobre a segurança da página. Afinal, quanto mais pessoas pesquisam pelo e-commerce, maiores as chances de ela ser confiável. Hoje, existem diversas ferramentas que você pode utilizar para fazer essa pesquisa, como o SimilarWeb e o Ubersuggest.

Esses serviços apresentam gráficos bem detalhados sobre o tráfego dos sites, o que ajudam na avaliação da popularidade das lojas. Alguns deles mostram até mesmo o número de compras, o que é uma boa forma de garantir que tanto a loja quanto os produtos são confiáveis. 

Deixe a segurança do seu próprio computador ou celular em dia

Por fim, você não deve navegar pela web sem proteção, sendo imprescindível instalar um software antivírus e firewall que mantenham relatórios sobre os sites. Sempre que você acessa uma página, esses programas informam se existe um risco para seu computador, o que já elimina diversos sites suspeitos.

Geralmente, você nem precisa abrir o software para conferir se o e-commerce é seguro, pois seu ícone é integrado à barra de ferramentas dos navegadores. Assim, basta acessar a página da web e clicar no ícone do programa para verificar o status do site. 

Viu só? Analisar se um site é confiável mesmo não é um “bicho de sete cabeças”. Nós fizemos questão de mensurar todos os pontos em que você deve prestar atenção antes de fazer uma compra — ou simplesmente para navegar em um site.

Gostou do conteúdo? Foi útil para você? Então se inscreva no nosso canal do Youtube e não perca as melhores avaliações e análises sobre os principais sites e e-commerces do mercado.


Vídeo completo sobre o assunto:

Sobre o Autor

Dennis Ventapane
Dennis Ventapane

Dennis Ventapane é empresário, cofundador do projeto Escolha Ideal, especialista em SEO, marketing de conteúdo e Google Ads há mais de 4 anos e amante de games, tecnologia e inovação. Adora passar o tempo jogando, ouvindo suas músicas preferidas e curtindo sua familia. Além disso, produz conteúdos para a Escolha Ideal sobre os temas que mais possui expertise.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Solicitar exportação de dados

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Solicitar remoção de dados

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento de inscrição do seu e-mail em nossas Listas de E-mail.